10 maio 2011

A ÚLTIMA MISSÃO DO GENERAL KREBS

Hans Krebs (1898-1945), que aparece na fotografia acima à esquerda ainda em 1941 como Tenente-Coronel, é mais um de entre as centenas de nomes desconhecidos de oficiais generais da Segunda Guerra Mundial. A sua carreira só começou a destacar-se quando Adolf Hitler o escolheu para Chefe de Estado-Maior do Alto Comando Exército em finais de Março de 1945 (a um mês do fim da Guerra) para substituir o já famoso General Heinz Guderian (1888-1954), depois da enésima discussão acesa entre os dois.Hitler devia conhecer bem os subordinados, pois Krebs não era pessoa de discussões. Ele é um dos quatro generais nomeados por Adolf Hitler (com Keitel, Jodl e Burgdorf) que têm de ficar para trás e ouvir os seus desaforos numa famosa cena¹ do filme de 2004, Der Untergang (dedicado aos seus últimos dias), cena que depois o You Tube contribuiu para popularizar com o emprego de legendas adaptadas aos temas mais diversos. Mas o momento alto da carreira do General Krebs ainda estava para chegar...
Depois do suicídio de Hitler ao princípio da tarde de 30 de Abril de 1945, os seus dois adjuntos que lhe permaneceram fiéis até ao fim, Goebbels e Bormann, pretenderam sondar os soviéticos (que cercavam e já ocupavam a maior parte da cidade de Berlim) quanto às possibilidades de se obter um armistício. O General Krebs foi então encarregado de chefiar a delegação que se iria encontrar com o inimigo: o próprio, um coronel adjunto, um tenente intérprete (um letão das SS) e um soldado portador de uma bandeira branca.
A ironia é que Krebs dispensava facilmente intérprete: fora adido militar em Moscovo durante três anos (1936-1939), presenciara ali os anos da Grande Purga² e não só falava fluentemente russo como conhecia perfeitamente a mentalidade do inimigo. Mas tudo isso, a começar pela sua sugestão de umas tréguas por ocasião do 1º de Maio, feriado importante tanto na União Soviética como na Alemanha nacional-socialista, não teve qualquer impacto na inflexibilidade das exigências soviéticas: Rendição Incondicional!
Estas últimas fotografias, sugerindo os longos períodos de espera a que Hans Krebs foi submetido pelos soviéticos são também testemunho do fracasso da sua missão. Mesmo tratando-se de uma excelente peça de propaganda para os soviéticos, as fotografias permaneceram esquecidas, por causa da presença incómoda dos Jeeps e de outro material circulante de origem americana em fundo. Regressado às suas linhas e feito o seu relatório desencorajador a Goebbels e Bormann, Hans Krebs suicidou-se no dia seguinte, 2 de Maio…

¹ Note-se que os membros que estavam efectivamente presentes naquela reunião e que sobreviveram (ainda que provisoriamente) para a narrar, o Marechal Keitel e o General Jodl, descreveram-na de forma substancialmente diferente da retratada no filme.
² Durante esse período, o Exército Vermelho perdeu 3 dos 5 Marechais, 13 de 15 Generais de Exército, 8 de 9 Almirantes, 50 de 57 Generais comandantes de Corpo de Exército e 154 de 186 Generais comandantes de Divisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário