
Ao assistir ontem à preparação do
Grande Debate e à promoção que as televisões dele davam lembrei-me subitamente do ambiente que acabou rodeando a saudosa
A Visita da Cornéllia. Que me perdoe quem não sabe a que me refiro mas pode-se
informar aqui. O que na Wikipedia não se explica é o ambiente de sucesso crescendo que foi rodeando o concurso ao longo das sessões acabando por o fazer
desmoronar vítima desse mesmo sucesso – entre os que se lembram do concurso, quase todos ainda identificam concorrentes famosos, mas serão muito poucos os que se lembram quem foi o concorrente vencedor da Final…
No seu auge de popularidade (que se esvaneceu depressa), à volta do concurso desencadearam-se fenómenos de vedetismo de concorrentes, de ex-concorrentes, de jurados, mesmo os primeiros casos de
merchandising de programas de TV, como se vê abaixo. Às vezes era facílimo esquecer a importância do concurso propriamente dito… Também ontem, tão excessiva era a publicidade antecipada nas televisões
aos painéis que iriam analisar posteriormente o
Grande Debate em detrimento do próprio, que teria sido mais fácil esquecê-lo e passar directamente para a fase das análises
objectivas de quem o
ganhara…

Sem comentários:
Enviar um comentário