22 maio 2011

O COSMONAUTA QUE NUNCA SAIU DA TERRA

Há muito que se abandonou a fase heróica em que os programas espaciais precisavam de heróis como o russo Yuri Gagarine ou o norte-americano Neil Armstrong. Hoje ser-se cosmonauta será uma profissão como outra, que se caracteriza sobretudo pelas elevadas exigências de admissão. Os voos espaciais tripulados caíram naquela rotina noticiosa de onde saem apenas em situações excepcionais – a pior das quais serão os grandes acidentes, que infeliz e normalmente se tornam fatais. Mas deve realçar-se que continuam a existir heróis no mundo da exploração espacial apesar dessa sua desnecessidade mediática.
O senhor da fotografia acima tem 72 anos, o nome improvável de Stamatios Krimigis e a nacionalidade norte-americana apesar da indisfarçável origem grega. Desconhecido do grande público, Stamatios Krimigis tem participado nas mais diversas funções (desde o desenho da instrumentação até ao cargo de investigador principal) em quase todas as missões espaciais planetárias não tripuladas da NASA a ponto de se poder dizer que, com o seu CV, será o único a ter explorado todos os planetas do sistema solar. Krimigis poderá ser o que de mais parecido há com o primeiro cosmonauta grego¹

¹ Outro candidato ao título, mas mais convencional, será o russo Fyodor Yurchikhin cujos antepassados são gregos da diáspora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.