23 maio 2011

OS SIKHS

Os Sikhs constituem um dos grandes grupos religiosos indianos. A religião apareceu no início do Século XVI no Punjabe (Norte da Índia) e foi-se consolidando doutrinalmente nos 200 anos seguintes com a sucessão dos ensinamentos dos 10 Gurus da religião (acima). De uma forma sintética e simplificada, trata-se de uma religião sincrética, associando alguns elementos da tradição do Hinduísmo nativo com outros do Islão. Porém, como o segundo, trata-se de uma religião monoteísta em que a designação de Deus é Vahiguru.
Sendo quase 20 milhões em 2001, data do último censo, representavam apenas 1,9% de toda a população indiana. Mas há vários factores se conjugam para que os sikhs tenham uma visibilidade desproporcionada em relação ao seu número. Mais de ¾ daqueles que vivem na Índia concentram-se no Estado indiano do Punjabe, onde eles são a maioria (60%) e onde fica o seu principal santuário (acima – o Templo Dourado de Amritsar). Depois, eles têm uma representação na administração indiana desproporcional ao seu número.
A começar pelo Primeiro-Ministro indiano Manmohan Singh (acima) que é sikh. Mas, mesmo no exotismo característico da paisagem indiana, qualquer sikh, por modesto que seja, será alguém que tende sempre a destacar-se, a começar pelo turbante, normalmente em cor garrida, pela barba e pelo bigode, que são obrigatórios. O turbante esconde uma longa cabeleira. Não se corta o cabelo mas penteia-se com um pente ritual que se usa sempre debaixo do turbante chamado Kanga. Mas há outros adereços obrigatórios mais complicados…
Há a bracelete em metal (Kara), que faz a alegria de qualquer detector de metais, mas isso é o menos se o episódio se desenrolar num aeroporto… porque outro dos objectos obrigatórios de um sikh praticante é o Kirpan, um pequeno punhal classificável entre o que de mais interdito há em termos de segurança aérea. Então se o dono do Kirpan for fervoroso a viagem aérea arrisca-se a começar atribulada… Esta questão da interdição do uso do Kirpan em viagens aéreas é aliás um assunto recorrente da aviação civil indiana
Porque paradoxalmente, os sikhs parecem gostar de viajar e de emigrar. Sendo menos de 2% da população indiana eles representam, por exemplo, 14% da comunidade indo-paquistanesa no Reino Unido (2001). Haveria muitas outras coisas interessantes a dizer sobre eles: que a esmagadora maioria deles se chama Singh (Leão). Agora o que eu não sabia é que já havia uma secção de militantes socialistas sikhs (acima - entre outras...) conforme se descobriu com a reportagem do comício de José Sócrates em Évora. Gosto sempre de aprender…

2 comentários:

  1. Teixeira,

    Tomo a liberdade de lhe sugerir que num próximo texto fale da Fé Bahá'í.
    Espero que não tome sugestão como um abuso.

    ResponderEliminar
  2. Não a tomo por tal, mas o João Moutinho também já deve ter percebido que a esmagadora maioria das referências que faço - como neste caso dos sikhs - não obedecem a um planeamento prévio.

    Fazemos assim: se o João Moutinho convencer o Pedro Passos Coelho, depois de se ter proclamado o Africano (na senda de D. Afonso V...), se quiser mostrar igualmente eclético em termos religiosos e fôr a uma cerimónia Bahá'í (entre uma Hare Krishna e outra Budista Theravada) então aí, garanto-lhe, temos tópico para um poste!

    ResponderEliminar