
28 fevereiro 2011
MINISTROS QUE SE DEMITEM… E OUTROS QUE SE DEVIAM DEMITIR

OS SÚBDITOS DE SUA MAJESTADE BRITÂNICA

Entretanto, na Europa continental, a França vivia-se a ressaca de Maio de 68, a Checoslováquia o pico da sua Primavera de Praga e em Portugal, falando especificamente de indumentárias tradicionais, havia uma grande maioria afirmando que a capa e batina cheiravam a mofo... É preciso uma perspectiva britânica para que, entre a iconografia da época, tenha ficado espaço para o vanguardismo da modelo Twiggy e o classicismo do Vingador John Steed – o actor Patrick MacNee.

Etiquetas:
Fotografia,
Reino Unido,
Sociedade
27 fevereiro 2011
OS CUMPRIMENTOS ENTRE OS ALIADOS


Etiquetas:
Dialéctica,
Fotografia,
Segunda Guerra Mundial
26 fevereiro 2011
WIKILEAKS EM PORTUGAL
Graças ao Expresso, deparamo-nos em Portugal pela primeira vez com as consequências práticas da acção da Wikileaks. Como aconteceu com outros casos no estrangeiro (veja-se, por exemplo, este caso no Brasil), a fuga incide em comunicações sobre assuntos de Segurança e Defesa, assuntos que normalmente nunca andam nas primeiras páginas da atenção mediática mas a que, pelos vistos, os membros da diplomacia norte-americana dedicam uma substancial parte do seu tempo…



O que não é a mesma coisa que afirmar que ele não tinha razão…
¹ A fotografia foi tirada no dia do baptismo na Alemanha do Submarino Arpão onde se vê o Almirante Melo Gomes, então Chefe de Estado-Maior da Armada, ao lado de Maria de Jesus Barroso Soares, a madrinha da embarcação. São conhecidas as relações não muito cordiais entre a madrinha do submarino e o padrinho da encomenda dos submarinos, Paulo Portas.
Etiquetas:
Estados Unidos,
Informação,
Política
O CLARINETE DE WOODY ALLEN
Até hoje, Woody Allen ganhou três Óscares na sua carreira: como Realizador de Annie Hall (1977) e como Argumentista de Annie Hall e de Hannah e as Suas Irmãs (1986). Para além disso, Woody Allen já foi nomeado candidato por outras 12 vezes como Argumentista, 5 vezes como Realizador e ainda uma vez como Actor. A partir de 1977 tornou-se uma espécie de rotina, tanto a candidatura (nas mais variadas categorias) dos filmes de Woody Allen aos óscares, como a sua conspícua ausência do glamour da Cerimónia da sua Atribuição...

Etiquetas:
Filmes,
Fotografia,
Sociedade
25 fevereiro 2011
OUTRA ESTANDARTIZAÇÃO DA BELEZA




AS ESTRELAS DA INFORMAÇÃO
Não pode ter sido só a mim que me ocorreu fazer a associação entre esta transferência de Judite Sousa e José Alberto Carvalho da RTP para a TVI e a pressão que a emissora do estado estará a sofrer para reduzir os ordenados mais elevados dos seus quadros, incluindo nomeadamente os daqueles dois, pois não? É que, se a associação estiver correcta: Óptimo!
Etiquetas:
Informação,
Sociedade,
Televisão
24 fevereiro 2011
SOBRECARGA

Em suma, está-se num tal estado de sobrecarga informativa que até se deixou passar o 23 de Fevereiro e os 30 anos decorridos sobre a tentativa de Golpe de Estado em Espanha (1981) sem que a efeméride tivesse sido trabalhada devidamente. Só que, convém recordar como, ao contrário do jornalismo, a verdadeira importância histórica dos assuntos não se compacta às páginas ou ao horário disponível nos órgãos de informação. Para mais quando o importante por vezes é até a sua ausência, como será o caso da inexistência de notícias revolucionárias após as Revoluções que abalaram recentemente a Tunísia e o Egipto…
Etiquetas:
Bahrein,
Espanha,
Iémen,
Informação,
Líbia,
Nova Zelândia
23 fevereiro 2011
«STOVEPIPING»? (2)
Como descrevi nas notas do poste abaixo, a palavra stovepiping serve para descrever várias formas de distorcer as informações que se distribuem sem as apresentar no contexto adequado. Acima, num vídeo da Associated Press, podemos ver uma Base Militar (Aérea, se atendermos aos mísseis AA SA-2 Guideline das imagens) localizada em Tobruk que terá sido abandonada pela sua guarnição. Porém, quando se consulta uma fotografia de satélite do Google feita anteriormente sobre aquela mesma região (na ligação a fotografia pode ser ainda mais ampliada do que a escala usada abaixo), apercebemo-nos que a Base Aérea já não parece estar operacional há muito - comparem-se aquelas imagens com as do porto e da cidade. No vídeo, estaremos a ver mesmo imagens de uma Base Militar em Tobruk? Haverá então mais do que uma Base Aérea em Tobruk? E se a guarnição abandonou a Base, porque não preferiram recolher então imagens com as casernas abandonadas?...
Etiquetas:
Armamento,
Informação,
Líbia
«STOVEPIPING»? (1)

Numa dessas entrevistas com Andrea Mitchell na MSNBC (que infelizmente não posso transferir para o blogue e há que ver neste link) Rumsfeld chega a um extremo de se passar por desentendido, ao fingir que desconhece o significado da palavra stovepiping¹ (aos 6:50). A reacção de Andrea Mitchell é de genuína indignação, demonstrando a sua incredibilidade pelo excesso de ingenuidade de que o entrevistado quer mostrar. Aqui fica, para que Judite Sousa aprenda em que circunstâncias é que o entrevistador deve ser assertivo…
¹ Embora stovepipe seja literalmente a palavra em inglês que designa a chaminé de um fogão de sala, a palavra stovepiping aplicada ao contexto das informações, como foi o caso na entrevista e é uma acusação recorrente à Administração Bush, serve para descrever várias formas de distorcer as informações sem as apresentar no contexto adequado. No poste seguinte, a propósito da situação na Líbia, darei aquilo que pode ser um exemplo concreto.
LÍBIA E OS «ESPECIALISTAS»
Mas o objectivo deste poste não é exibir o conteúdo do livro sobre a Líbia que li. É, sobretudo, o de manifestar a minha total surpresa quando subitamente, declarada a Revolução na Líbia, leio tanto a imprensa escrita quanto os blogues e me descubro rodeado de especialistas, profundos conhecedores tanto da personalidade de Gaddafi como da realidade líbia. Pelos vistos, ando a malbaratar o dinheiro adquirindo livros sobre temas que considerava remotos… Para não me arrepender depois, não haverá por aí algum especialista que me faça poupar antecipadamente, agora que me decidi a estudá-la, aquilo que vou ter de gastar numa História da Argentina?...
Etiquetas:
Inanidades,
Líbia,
Livros,
Sociedade
22 fevereiro 2011
ALRAIGO, O PORTA-AVIÕES IMPROVÁVEL





Os britânicos só tiveram de esperar 4 meses para se desforrar: em Outubro desse mesmo ano, a pretexto de uma dívida de 2.500 dólares que ficara por pagar em terra, o barco ficou apresado uma semana em Londres… Quanto a Ian Watson, continuou a sua carreira militar onde acumulou mais 2.000 horas de voo em Harrier antes de ser promovido para o F/A-18 Hornet, onde realizou outras 900 horas adicionais antes de passar à reserva em 1996. O relatório do incidente, tornado público em 2007, atribui a responsabilidade do mesmo à inexperiência de Watson, a quem o nomeou para aquela missão e a deficiências no equipamento.
21 fevereiro 2011
A PAZ DIALÉCTICA



20 fevereiro 2011
«POR UNA CABEZA»

Também em A Verdade da Mentira (True Lies – 1994), Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis terminam o filme dançando um tango, que é precisamente o mesmo tango…
Intitula-se Por una Cabeza, esse tango que terá sido promovido à categoria d´O Tango de Hollywood, abaixo cantado pelo seu imortal criador Carlos Gardel em Tango Bar – 1935.
Refira-se que, apesar de tanta paixão romântica contida nas notas, a cabeça do título se refere às vitórias tangenciais das corridas de cavalos e o tema é a paixão, mas pelas apostas…
O ÚLTIMO OLHAR DE UM PROMITENTE PRESIDENTE




Etiquetas:
Estados Unidos,
Ficção Histórica,
Fotografia,
Política
19 fevereiro 2011
…AINDA OUTROS QUADROS EM ESTILO DE FOTOGRAFIA




² Negros nos subúrbios e ³ O Problema com que todos vivemos.
Etiquetas:
BD,
Estados Unidos,
Pintura,
Sociedade,
Televisão
18 fevereiro 2011
QUADROS EM ESTILO DE FOTOGRAFIA



17 fevereiro 2011
AS CONTESTAÇÕES POPULARES CHEGARAM À LÍBIA
UM CENÁRIO DE FILME DE ANTECIPAÇÃO

16 fevereiro 2011
A RECESSÃO ECONÓMICA

O processo da formação de preços nos mercados internacionais desenvolveu certas regras que, por muito absurdas que sejam, há que respeitar. Por exemplo, e creio que já usei aqui esse exemplo, quando uma empresa multinacional atravessa um período difícil e vê a cotação das suas acções descer, tem que anunciar um plano de reestruturação onde tem de despedir milhares de trabalhadores. A maioria das vezes não despede o número que se anunciou, mas é o número anunciado que mostra a seriedade da reestruturação.
Quando os países atravessam dificuldades financeiras, como está a acontecer agora connosco, o equivalente à mise-en-scene acima é o rigor das medidas de austeridade, expresso em indicadores económicos deprimentes – contracções da economia, aumento das taxas de desemprego – complementado – é desejável – com imagens televisivas de perturbações sociais. Lembremos o caso grego, cuja economia se contraiu 4,5% em 2010. Só que no nosso caso, parece que José Sócrates e o seu governo não gostarão de fazer más figuras...
Será talvez por isso que continuamos a ouvir boas notícias a respeito da prestação económica de Portugal – como as exportações subiram 15% em 2010 ou como as receitas fiscais subiram 15% no passado mês de Janeiro – enquanto os organismos encarregues do crédito público travam batalhas quotidianas pela contenção das taxas de juro a que ele está a ser conseguido. Será que a condução da mensagem governamental, pensada em função da audiência doméstica, não estará a tornar-se financeiramente perniciosa para o Estado?
O anúncio hoje feito, no estilo mais suave possível de discordância com a mensagem oficial, pelo Governador do Banco de Portugal na sua entrevista ao Diário Económico parece indicar que ele pensará assim. Por exemplo, que é contraproducente destacar o crescimento das receitas fiscais em Janeiro para depois se ficar à espera há mais de uma semana dos resultados da execução orçamental – aquilo que é verdadeiramente importante… Prova da importância das declarações de Carlos Costa é que alguém já foi mobilizado para as desmentir.

«VICIOUS»
Lou Reed, Vicious (1972)
Algumas definições de Vicious segundo o Dicionário de Inglês-Português da Porto Editora. Vicious: Vicioso, imoral, perverso, depravado, rancoroso, vingativo, mau, arisco, indócil, traiçoeiro, perigoso, defeituoso, incorrecto, imperfeito. Depois da promessa da Moção de Censura, bem podia José Sócrates qualificar com quase todos aqueles epítetos Francisco Louçã... antes de lhe agradecer à socapa.
15 fevereiro 2011
ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA DESCOLONIZAÇÃO PORTUGUESA









Etiquetas:
Angola,
Cabo Verde,
China,
Fotografia,
Guiné-Bissau,
História,
Índia,
Moçambique,
São Tomé e Príncipe,
Timor
Subscrever:
Mensagens (Atom)