20 fevereiro 2011

O ÚLTIMO OLHAR DE UM PROMITENTE PRESIDENTE

A esmagadora maioria das Histórias no condicional, aquelas que se baseiam naquilo que poderia-ter-acontecido-SE (mas onde o SE não aconteceu…), são uma pura perda de tempo. Porém, há acontecimentos em que facilmente se reconhece que, não fossem eles, a evolução da História provavelmente teria sido diferente da que foi. Um daqueles casos que considero mais flagrantes do período da segunda metade do Século XX é o da candidatura à presidência dos Estados Unidos de Robert. F. Kennedy (1925-1968).
A hipótese da sua candidatura sempre pairou no ar. Como se pode ver acima, a revista Life em Novembro de 1966 (ainda a dois anos da data das eleições) já a levantava. E Kennedy sentiu-se com hipóteses sérias de vencer depois do Presidente Lyndon Johnson ter anunciado em Março de 1968 que não se recandidataria (abaixo). Porém, teria que concorrer para a nomeação por fora, contra o aparelho do Partido Democrático (que apoiava o Vice Presidente Humphrey) e disputar as eleições primárias em cada Estado.

Em 5 de Junho de 1968 Kennedy venceu uma dessas eleições primárias no importante Estado da Califórnia, embora ele ainda se encontrasse em segundo lugar na contagem de delegados (400 contra 550 de Humphrey) para a Convenção de Chicago em finais de Agosto que iria finalmente nomear o candidato democrático às eleições de Novembro daquele ano. O ambiente, porém, era de extrema satisfação (abaixo), continuava-se a acreditar que a popularidade de Bobby e dos Kennedy conseguiria superar as máquinas eleitorais rivais.
Foi alguns minutos depois da fotografia acima ter sido tirada que Kennedy foi atingido com três tiros – um dos quais, o fatal, o atingiu na cabeça. Há outra fotografia mais famosa do momento, mas prefiro a que inseri abaixo, de Boris Yaro. Supostamente, Bobby terá perguntado se estavam todos bem, mas a sua expressão da fotografia diz-nos outra coisa: vê-se ali um misto de incredibilidade com o que lhe acabara de acontecer com o medo das consequências… Apesar de uma operação neurocirúrgica, Bobby morreu 26 horas depois…
Na Convenção do Partido Democrático de Chicago, em finais de Agosto, os delegados apresentaram-se mais divididos que nunca, sendo o cerne da divisão a questão do engajamento norte-americano na Guerra do Vietname. O Vice-Presidente Hubert Humphrey, endossado por Lyndon Johnson e engajado à política prosseguida até então, ganhou a nomeação. Humphrey veio a perder depois as eleições presidenciais por cerca de 500 mil votos (0,7%) para Richard Nixon, que se tornou no 37º Presidente dos Estados Unidos…

Sem comentários:

Enviar um comentário