19 fevereiro 2011

…AINDA OUTROS QUADROS EM ESTILO DE FOTOGRAFIA

Por se tratarem normalmente de obras encomendadas, Norman Rockwell não gozaria de uma grande liberdade de escolha quanto aos temas que pintava. Mesmo assim, é possível reconhecer-lhe alguns padrões temáticos da sua predilecção, como se pode ver no caso destas duas pinturas (acima e abaixo), aspectos recreativos da vida, destacando a forma como são encaradas numa perspectiva infantil ou juvenil.
Não por coincidência, Norman Rockwell começou a sua carreira ilustrando capas para Boy´s Life, a revista do Escotismo dos Estados Unidos¹. Se no exemplo mais acima, a nossa atenção se pode dispersar pelos diferentes atitudes dos membros da família (e do cão...) à ida e à volta do fim-de-semana, no que se segue a estrela solitária é o herói corajoso que se atreveu a subir à prancha mais elevada da piscina…

Vale a pena recordar como aquele mesmo tema veio a ser recuperado com uma cenografia muito parecida, bastantes anos mais tarde, pelo actor britânico Rowan Atkinson, aquando de uma visita atribulada de Mr. Bean à piscina (acima). Mas, mesmo sem perder essa perspectiva mais infantil/juvenil, já no fim da vida, mais liberto e consagrado, Rockwell pôde tornar os temas dos seus quadros muito mais sérios.
Negro in the Suburbs² (acima) e The Problem We All Live With³ (abaixo) são quadros que elegeram um tema quente da década de 1960 dos Estados Unidos: o da integração racial. Os momentos são os da recepção a uma família negra que acabou de se mudar para o bairro e a recepção hostil (vejam-se as paredes) que a filha da família sofre para frequentar a escola local – é ela o centro do quadro e não a escolta que a acompanha…
¹ Registe-se a coincidência de Hergé (1907-1983), o autor belga do famoso Tintin, também ter começado a sua carreira trabalhando para um jornal dedicado ao Escotismo: Le Boy-Scout belge.
² Negros nos subúrbios e ³ O Problema com que todos vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.