12 fevereiro 2011

GUERRAS MODERNAS E TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO

No panorama mediático mundial várias guerras se travam diante de nós e a maioria das suas batalhas parecem escapar-nos. Paradoxalmente, o objectivo de todas essas guerras é conquistar-nos. Numa dessas guerras, e de um dia para o outro, um nome despontou: Daniel Domscheit-Berg. E que fez este alemão de 32 anos? Trabalhou na Wikileaks, abandonou-a, fundou uma organização rival e escreveu um livro (abaixo): Inside WikiLeaks: Meine Zeit bei der gefährlichsten Website der Welt (Por dentro da WikiLeaks: Os meus tempos no Website mais perigoso do Mundo) onde ele se mostra muito crítico para com o controverso dirigente daquela organização, Julian Assange, um megalómano e paranóico, perdido em teorias da conspiração, obcecado pela fama.
Ora sendo a fama de Julian Assange menos recente e muito superior à de Daniel Domscheit-Berg que o acusa, também não estaremos em presença de uma daquelas Estrelas de 1ª grandeza do firmamento mediático mundial (como uma Madonna ou um Príncipe de Gales), que consiga explicar porque é que um livro de fofocas e má lingua (como é o caso) consiga não apenas ser logo traduzido em várias línguas como lançado simultaneamente em 16 países! Após o congelamento das suas contas por um banco suíço, as acusações por duas violações na Suécia e a correspondente detenção no Reino Unido, esta parece ser mais uma batalha para denegrir a imagem de Julian Assange (abaixo), o mensageiro, em vez de rebater o conteúdo das mensagens que a sua organização divulga.
Porém, parecendo lógico o que acima se conclui, todas estas operações estão a ser feitas de uma forma tão óbvia e tão canhestra e essa canhestrice está a ser tão facilmente denunciada que apetece perguntar, enfronhando-nos numa teoria conspiratória apropriada a todo esta trama, se elas não estarão a ser levadas a cabo por aliados de Assange que, fingindo pretender arruinar-lhe a credibilidade, apenas a querem mais reforçada…

1 comentário: