21 fevereiro 2011

A PAZ DIALÉCTICA

Entre as grandes realizações do socialismo científico contou-se a virtude de substituir em metade do Mundo a simbologia da paz. O ramo de oliveira¹ transportado pelo bico da pomba branca, herdado dos gregos da Antiguidade, foi substituído por um canhão (como se fosse um bico…) de um blindado. E a estrela que, para os cristãos, anuncia o local do nascimento de Cristo, viu-se substituída pela sua equivalente do internacionalismo proletário.
Na fotografia acima, tirada durante uma pacífica parada militar em Moscovo vêm-se todos esses componentes: a Estrela de cinco pontas, a Paz pronunciada em cinco línguas e os indispensáveis Blindados encarregados de a distribuir pelo Mundo socialista. É uma pena que nos locais de distribuição da paz, como em Praga no Verão de 1968, aparecessem elementos reaccionários e anti-pacíficos a resistirem a esses gestos de tanta boa vontade
¹ Contrariamente a uma interpretação muito e mal difundida, o verdadeiro símbolo da paz é o ramo de oliveira que a pomba transporta no bico e não a pomba propriamente dita.

Sem comentários:

Enviar um comentário