O T-54/55 da fotografia acima, é capaz de ter sido uma das melhores realizações da saudosa engenharia soviética. Entre os países do Bloco Socialista de pós-guerra, e embora isso não acontecesse todos os anos, de quando em vez criava-se uma bela oportunidade para que um grande grupo de cidadãos soviéticos saísse em excursão para visitar um dos países estrangeiros irmãos, viajando naquelas impressionantes e robustas auto-caravanas de cima…
Estão quase a perfazer-se 40 anos que, aproveitando os calores de Agosto, o destino turístico escolhido pelos excursionistas foi a lindíssima cidade de Praga (acima). O amor à verdade manda referir que nem tudo correu bem: os condutores das auto-caravanas, em vez de estacionarem nos parques dos arredores, ficaram tão deslumbrados com a beleza da cidade que trouxeram as auto-caravanas para o centro, onde provocaram alguns problemas de trânsito…
Mas, no saldo global, a excursão acabou por se revelar um enorme triunfo do campo socialista, ao demonstrar assim toda a superioridade da actividade turística quanto ela obedece a um planeamento central. Em contrapartida, no Ocidente, os exércitos de turistas ingleses e alemães que todos os Verões vinham para o Sul, muitos deles nas suas auto-caravanas frágeis (como a VW Combi da fotografia abaixo), nada conseguiam em relação às duas ditaduras ibéricas…
Claro que terá sido só por inveja e despeito daquele enorme sucesso socialista que os operadores turísticos ocidentais criaram depois o famoso cartaz turístico como os dizeres: Visite a União Soviética antes que a União Soviética o visite a si. Há pela blogosfera alguns blogues que são dados a efemérides. Desses, estou a pensar num ou dois que, incompreensivelmente e quase apostaria, vão deixar passar em claro a comemoração dos 40 anos de sucesso daquela grande excursão socialista…
Só mesmo tu para criares esta belíssima metáfora turística. Aliás oportuna ou não estivessemos em tempo de férias...
ResponderEliminarDelicioso!
ResponderEliminarFazer uma excursão a Praga é antes de tudo uma opção de bom gosto.
ResponderEliminarA primeira vez que lá fui, foi de automóvel e depois de chegar estacionei-o no centro histórico, que é magnífico e dos mais belos da Europa, até me vir embora, uma semana depois.
Há gostos para tudo e nos tempos mais recentes existem novos destinos (e novos excursionistas) onde se pode ir de autocaravana: Bagdade e Kabul ou em voo charter: Belgrado.
Há uns tempos atrás, os voos fretados iam até Hanoi e às Malvinas e também se viajava de iate até Playa Giron e Granada.
É o turismo… Só os participantes é que vão mudando.
Infelizmente ninguém está interessado em viajar a Darfur.
A começar pelos "não socialistas".
Boa semana