13 março 2007

O SPAM E O SPAM

É um facto pouco conhecido e valorizado, mas a austeridade no período imediatamente a seguir ao pós-guerra foi, em muitos países europeus, tão ou ainda mais severa do que a do próprio período da guerra. E esse foi um fenómeno que atingiu tanto os países vencidos (Alemanha), como os híbridos (França) e mesmo os vencedores (Reino Unido).
Neste último país, só em 1954 é que terminaram os últimos racionamentos, depois de fases em que as rações preconizadas para alguns artigos chegaram a ser inferiores às do período de 1939 a 1945. Por exemplo, quando Winston Churchill regressou ao poder em 1951, a situação era tal, que ele baixou o seu ordenado e o dos seus ministros, num gesto evidente para manifestar solidariedade política com os tempos difíceis que se atravessavam.
O que havia em quantidade era SPAM* (carne de porco cozida enlatada), que era a forma mais barata da população ingerir proteínas animais - mesmo as sardinhas de conserva de origem portuguesa já eram consideradas na altura um pequeno requinte - e o SPAM acabava por entrar na alimentação dos britânicos de todas as formas possíveis e imaginárias. A geração dos Beatles e dos Monty Phyton (todos eles nascidos entre 1939 e 1943) cresceu a comer SPAM.
Foram os segundos que, na sua série televisiva (Monty Phyton´s Flying Circus) tornaram o SPAM ainda mais conhecido, num sketch (hoje famoso) em que o SPAM entrava como ingrediente em todos os pratos servidos numa tasca… E parece ter sido esta a pequena viagem da palavra SPAM, de ingrediente sensaborão e omnipresente da comida inglesa até se tornar o equivalente a publicidade indesejada que nos chega via internet...
*É de origem norte-americana e o nome resulta da contracção de SPiced hAM (presunto condimentado).

3 comentários:

  1. As coisas que aqui se aprendem! Não fazia ideia nenhuma de onde vinha o "spam"! Tem um aspecto pouco apetitoso.

    ResponderEliminar
  2. Também não sonhava de onde tinha nascido o SPAM!
    Tem um ar certo de ração de combate, o que não é lisonjeiro e tão apetitoso no original como na versão “internet”.
    Mas, com o "requinte" da cozinha inglesa, o original devia ser um petisco!

    ResponderEliminar
  3. Não fazia idéia da origem da palavra SPAM.
    Gostei muito de seu blog.
    Se quiseres, veja o meu: http://dioneadvogada.blogspot.com/

    ResponderEliminar