O exemplo acima é do Expresso de hoje, mas o de baixo tem cinquenta anos. O processo podia não se concretizar, como agora, no recurso a um clique para ir ler a notícia, mas a filosofia que presidia à sua redacção era a mesma: conferir ao título a controvérsia necessária para despertar artificialmente a atenção dos leitores. Valerá a pena explicar àqueles mais ignorantes que os «Beatles» em 1967 eram considerados insuperáveis. Os outros saberão quem eles foram, embora estejam dispensados de conheceram quem terão sido os «Monkees» - uma banda totalmente artificial. Quanto ao relógio do Juízo Final, na verdade isso é uma história ainda mais antiga, já com 70 anos, em que as notícias só são notícias quando os ponteiros se aproximam da meia noite (ou seja: más notícias)... A beleza do jornalismo de encher chouriços é precisamente essa: a de nos querer entreter com algo em que nunca estivemos verdadeiramente interessados. Se agora querem dar ao exercício o nome de «clickbait», pois muito bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário