Um resultado colateral das eleições internas do PSD é que as sondagens se revelaram um fiasco: nem foi a vitória esmagadora de Rui Rio prometida pela Aximage e divulgada pelo Correio da Manhã e Jornal de Negócios, nem foi uma disputa cerrada como era antecipado pela Eurosondagem no trabalho que realizou para a candidatura de Pedro Santana Lopes, sondagem essa que o Observador depois promoveu em jeito de publicidade gratuita (abaixo - repare-se que o que mais interessaria saber era o resultado entre os dois candidatos nas directas de agora e não as hipóteses de cada um deles contra Costa, numas eleições previstas para daqui a dois anos. Ora o título escolhido pelo Observador concentra-se precisamente nisso, que é o supérfluo da notícia). Vale a pena publicitar este duplo fiasco porque fica a certeza que, tivessem sido certeiros os resultados das sondagens, e teriam aparecido esses mesmos órgãos de informação que os promoveram a ufanar-se da proeza. Aqueles Fact-checks que o jornal Observador tanto gosta de realizar são tão dirigidos quanto selectivos: claramente não são para incluir aquilo em que o próprio jornal falhou.
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