20 novembro 2013

XIII

XIII é uma extensa série de BD (22 volumes) concebida originalmente pelo argumentista Jean Van Hamme e pelo desenhador William Vance cujo protagonista é um agente especial amnésico que tenta descobrir a sua identidade. Os primeiros volumes da história decorrem nos Estados Unidos e envolvem acontecimentos que se assemelham sobremaneira ao assassinato de J.F. Kennedy. Para esta ficção, o presidente assassinado chamava-se William Sheridan,
…o acontecimento ganhou o título de O Dia do Sol Negro (título do primeiro álbum da série) e o assassino teria sido o protagonista agora amnésico, que estaria associado a uma rede de conspiradores que se identificavam pela tatuagem de numerais romanos sobre a clavícula esquerda. XIII é o número do protagonista e, consequentemente, o título dado à série. Quando se aproxima o cinquentenário do assassinato de J.F. Kennedy (a 22 de Novembro de 1963)…
…e se tem procedido a um refrescamento das variadas teorias da conspiração elaboradas à volta daquele acontecimento, lembrei-me que, neste caso paralelo, Van Hamme optou, numa teoria que nunca vi defendida a sério, por atribuir as culpas da conspiração a Walter Sheridan, o irmão mais novo e sucessor no cargo do presidente assassinado, que vem também a morrer. Lembrando a analogia, a opção do argumentista não é nada abonatória para a memória de Robert Kennedy.

Sem comentários:

Enviar um comentário