Apesar dos 38 anos que os separam, de um ser virtual e de o outro ter sido real (mas igualmente bizarros), não considero de todo desajustado juntar num mesmo poste estes dois (excelentes) vídeos de uma Lisboa sob ataque.
Estes vídeos deveriam ser observados em salas de aula. Hoje em dia, e salvo as devidas diferenças, ouvem-se estas mesmas frases (os ricos não trabalham, andam de jaguar; aqui fora está o povo), em circunstâncias semelhantes e em locais idênticos - manifestações "espontâneas" ou não em frente ao Parlamento; apelos para cercar o Parlamento, nas alturas de discussão de OE ou outras leis. O populismo não tem lateralidade e é muito perigoso.
Estes vídeos deveriam ser observados em salas de aula. Hoje em dia, e salvo as devidas diferenças, ouvem-se estas mesmas frases (os ricos não trabalham, andam de jaguar; aqui fora está o povo), em circunstâncias semelhantes e em locais idênticos - manifestações "espontâneas" ou não em frente ao Parlamento; apelos para cercar o Parlamento, nas alturas de discussão de OE ou outras leis.
ResponderEliminarO populismo não tem lateralidade e é muito perigoso.