14 março 2012

UMA OUTRA VISÃO DA DEPURAÇÃO

Já aqui escrevi sobre a Depuração na França de 1944 num poste que ilustrei com fotografias notáveis, algumas da autoria de fotógrafos famosos como Henri Cartier-Bresson. Contudo, sendo a obra de Robert Capa (acima) um dos casos que não perderá em notoriedade para a de Cartier-Bresson, confesso que não conhecia este conjunto de fotografias abaixo, que ele tirou na mesma França de 1944, a pretexto dessa mesma depuração.
Feitas em Chartres em 18 de Agosto de 1944, quando da libertação da cidade, elas mostram-nos, quase em jeito de reportagem, as cerimónias que acompanharam a punição das mulheres que viviam com militares alemães, desde a convocatória inicial, acompanhada por um guarda armado, onde a intimada já podia deduzir aquilo que lhe ia acontecer, pelas madeixas de cabelo das antecessoras que se espalhavam pelo chão.
Depois do corte, seguia-se um passeio pelas redondezas para exibição do visual para gáudio da vizinhança, aparentemente protegido por uma escolta policial. E no caso escolhido por Robert Capa a depuração/depilação envolveu tanto uma mãe (abaixo, de vestido mais escuro) quanto a sua filha (de vestido mais claro) que transportava ao colo um bebé – muito provavelmente a prova do pecado... – para amenizar a hostilidade da multidão.
Mas é a última fotografia, que foi possivelmente encenada por Capa ao arrepio das conveniências daquela época, que sintetizará o episódio. Se na filha, abúlica, o espírito parece ser já de resignação, na mãe consegue ler-se ainda o seu ultraje numa cara que nem por isso deixa de ser ridícula por causa da carecada. Mas o centro da fotografia é o bebé, tanto pelo biberão vazio da avó, como pela inocência do seu sono enquanto chupa o dedo.
Quandos os artistas são bons, eles conseguem sempre através da sua obra transmitir-nos as suas emoções. A questão da popularidade das suas obras que aqui também se coloca é se nós, a audiência, estaremos dispostos a receber todas as emoções que o artista nos quer transmitir...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.