
Este conjunto de fotografias fazem parte de uma colecção a que o autor, o britânico
Martin Parr, deu o título de
The Last Resort (
A Última Estância).

As fotografias foram tiradas nos princípios da década de 1980, estava-se então no apogeu daquilo que se viria a designar depois por
thatcherismo.

E
o tema das fotografias da colecção eram os veraneantes de
New Brighton, uma
estância turística que se situava nos arredores de Liverpool …

...na outra margem do rio Mersey, que
se atravessava de ferry, conforme a famosa canção cantada vinte anos antes por
Gerry e os Pacemakers:
Só que, ao contrário da banalidade da letra da canção, as fotografias de Parr, seguindo
o exemplo das de Cartier-Bresson nas margens do Marne, já em 1937,…

…são de uma realidade cruel, mostrando-nos o povo em todo o seu
esplendor! Foram imagens que provocaram imensa controvérsia na época da sua publicação.

Por muito que se considerassem frontais, os britânicos não se queriam rever nestas imagens reais do seu comportamento nos seus tempos livres...

De resto, aquela era uma sociedade que ainda não se dispusera a assumir um fenómeno social novo, tipicamente inglês, como o
hooliganismo…

Mas, duma perspectiva portuguesa, reconheça-se que isto que aqui vemos não é muito diferente dos
exemplares que eles já então
exportavam para o Algarve…
Interessantíssimo e certeiro post. É difícil para o povo, britânico ou outro, confrontar-se com a sua própria imagem, quando ela é tão diferente do socialmente aceitável.
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