26 março 2012

OS ESTADOS CONFEDERADOS DA AMÉRICA (CSA)

A Guerra Civil norte-americana (1861-65) terminou com a vitória dos estados do norte, mantendo-se a continuidade da União (USA). Mas suponho tratar-se de uma daquelas guerras onde os descendentes dos vencidos parecem aceitar o desfecho com mais azedume. A prová-lo, as inúmeras reconstituições em que a bandeira dos confederados aparece a substituir a legitima, a da União, em locais e momentos simbólicos da História posterior dos Estados Unidos.
Uma outra forma ainda mais criativa de expressar aquela mesma atitude é a de escrever livros de história alternativa onde a Guerra Civil termina por uma vitória sulista. Consultando-se a Wikipedia, a lista é interessante – por comparação, alguém conhece uma novela em que os absolutistas fossem os vencedores em Evoramonte?... – e tem a particularidade adicional de se descobrir entre os autores nomes tão interessantes quanto os de Winston Churchill e Newt Gingrich.

2 comentários:

  1. A tentação de reescrever a história é longa e profícua.
    O melhor que conheço, embora seja um romance é A Conspiração contra a América, em que Philip Roth (eterno candidato ao Nobel), coloca Charles Lindberg (conhecido simpatizante do III Reich) na presidencia dos USA, ganhando as eleições a Roosevelt.
    Muito antes disso, os adeptos de FC já se podiam deliciar com os escritos de Simak, Henlein, Vonnegut etc tentando descrever mundos alternativos.
    Simak é mestre. E se os alquimistas tivessem razão e descoberto a Pedra Filosofal como seria hoje o mundo?

    ResponderEliminar
  2. Mas às vezes a realidade ultrapassa a própria ficção - http://confederateflagsandthangs.blogspot.pt/2011/12/where-southern-honour-has-been.html

    ResponderEliminar