24 março 2012

OS «ABORRECIMENTOS» DA FRANÇA

Ainda não fiquei esclarecido se a famosa expressão A França aborrece-se (La France s'ennuie) terá sido inventada originalmente no Século XIX, na própria época em que a regularidade das Revoluções em França (1789, 1830, 1848, 1871) a tornaram pertinente, ou se se tratou de uma invenção do Século XX, retrospectivamente transplantada para o passado. O que tenho por certo – e os factos demonstram-no – é que quem se aborrecia não seria a França, mas sim Paris, porque foi aí que todas as Revoluções tiveram lugar e que, desde 1871, ao longo das III (1871-1940), IV (1946-1958) e V Repúblicas (1958-….), por causa das consequências económicas e sociais, foi preocupação constante dos sucessivos governantes franceses que em Paris não se aborrecessem
Até à Primavera de 1968… Durante as décadas seguintes, os acontecimentos de Maio desse ano em Paris beneficiaram do beneplácito de serem comentados – e acarinhados – pela mesma geração que neles participou – ou que neles gostaria de ter participado… Foi um esforço intenso esse, o de procurar atribuir um significado desproporcionado ao que a História real se incumbiu de demonstrar que não o teve. Simultaneamente, o significado da palavra aborrecimento por parte da França foi adquirindo um sentido cada vez mais literal e menos malicioso. Fotografias da cobertura de Maio de 68 demoraram três décadas até poderem entrar no circuito e serem apreciadas pelo seu distanciamento e pela ironia implícita, como aconteceu com estas duas de Goksin Sipahioglu.
Na fotografia mais acima aparece-nos a juventude rebelde, ali composta por uma dezena de revolucionários de trazer por casa, reunidos num apartamento (clandestino?...) sob a égide do retrato de Fidel Castro na parede, imbuídos de uma atitude que procurará superar as carências de hardware para a luta armada: uma baioneta, uma espingarda de pressão de ar e mais dois capacetes... Na de baixo é a situação e a meia-idade que se manifestam diante do túmulo do soldado desconhecido paramentada com as faixas tricolores, com especial destaque para os ministros André Malraux e Michel Debré. Aprecie-se o mérito do fotógrafo, porque nem é preciso ouvir-lhes as proclamações, apenas observe-se só as poses, para se perceber a teatralidade ridícula da cena…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.