25 junho 2011

A PROPÓSITO DE ENCENAÇÕES AÉREAS

O Major Yakov Antonov foi um piloto-aviador soviético que se notabilizou durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se num dos Heróis da União Soviética naquela época em que mais se necessitava deles, durante o primeiro ano da Guerra (1941-42), quando maiores eram as necessidades morais perante as consecutivas derrotas sofridas pelo Exército Vermelho. Vemo-lo na fotografia abaixo exibindo orgulhosamente as três mais elevadas condecorações soviéticas de então: da esquerda para a direita, a de Herói da União Soviética, a Ordem de Lenine e a Ordem da Bandeira Vermelha.
Mas a sorte que protege os audazes pode também tornar-se madrasta… A 25 de Agosto de 1942 Antonov foi capturado ferido pelos alemães e tornou-se por sua vez um activo de propaganda destes últimos. Vemo-lo abaixo, na fotografia em que ele está rodeado dos seus adversários directos, pessoal da Luftwaffe (vê-se pelas fardas), naquilo que poderá ser uma manifestação de respeito pelo ilustre prisioneiro. Como a fotografia terá sido tirada num aeródromo de campanha (note-se a paisagem), parece um pouco pretensioso que um dos pilotos alemães apareça de condecoração (Cruz de Ferro) pendurada ao pescoço…
Mais inacreditável porém, é o caso do uniforme de Yakov Antonov onde se exibem as mesmas condecorações que na fotografia de gala, como se fosse normal voar missões de combate com elas ou mesmo, se tal absurdo fosse razoável, como se elas não fossem logo os primeiros souvenirs roubados pelos captores do prisioneiro… Apesar do bom acolhimento que acima se observa sabe-se que Yakov Antonov morreu ainda nesse ano (1908-1942). A relação poderá parecer remota, mas lembrei-me desta história para lembrar que, muito anos antes de Pedro Passos Coelho, já as encenações aéreas tinham estado na moda

Sem comentários:

Enviar um comentário