02 junho 2011

OS PEPINOS DA DISCÓRDIA

A história parece simples de contar. Eclodiu um surto de infecções provocadas por – descobriu-se agora – uma nova estirpe da bactéria Escherichia coli no Norte da Alemanha. Entre as centenas de infectados, já se registaram até agora mais de uma dúzia de casos fatais, sobretudo em pessoas idosas. Porém, ainda o surto ia no início e se ficara a saber dos primeiros casos mortais e já se atribuíra a causa da infecção a pepinos contaminados importados de Espanha. E, embora se multipliquem as explicações sobre o que é a Escherichia coli e como nos devemos proteger dela, é mais dificil conseguir-se identificar qual foi o organismo alemão responsável pela associação tão rápida da origem da bactéria aos pepinos espanhóis…

A história continua com um aspecto de dejá vu, a fazer lembrar os episódios da BSE, a famosa doença das vacas loucas. Os pepinos infectados foram pretexto para, por motivos de saúde pública, se desencadear uma guerra comercial contra os produtos hortícolas espanhóis. Não só os alemães mas também os seus clones austríacos, os checos e os belgas decretaram a proibição da sua importação. E os russos elevaram o patamar das suas preocupações higiénicas, proibindo a importação de todos os vegetais oriundos de todos os países da União Europeia… Aí, a Comissão Europeia reagiu com celeridade, exigindo de imediato explicações à Rússia sobre os fundamentos para adoptar tal decisão.

Menos célere poderá ser a resposta que a mesma Comissão terá para dar aos espanhóis, agora que os desenvolvimentos mostraram ser infundadas as notícias que atribuíam a origem do surto infeccioso aos pepinos espanhóis e estes se preparam para pedir uma indemnização para a agricultura espanhola. Recorde-se que os alemães, que foram tão rápidos a acusar outrem nestas circunstâncias, têm o seu cadastro bem manchado após anos consecutivos a negarem a existência de casos de BSE no seu gado bovino até que em 2000, uma vaca dali importada para os Açores (única região portuguesa então livre de BSE) ter acusado a doença, causando um escândalo que levou à demissão dos ministros alemães da Saúde e da Agricultura...

Sem comentários:

Enviar um comentário