24 junho 2011

OPERAÇÃO BARBAROSSA – 1

A invasão da União Soviética pela Alemanha iniciou-se a 22 de Junho de 1941. Assim se abriu a frente de guerra decisiva da Segunda Guerra Mundial. Foi preciso esperar entre três a três anos e meio para que os exércitos soviéticos regressassem às posições que ocupavam originalmente no caminho que depois os levou até Berlim. A história desta invasão é um épico tão monumental que aqui convém contá-lo apenas em fracções. Uma dessas fracções é representada pelos três primeiros meses da invasão, quando os combates se travavam sob uma esmagadora superioridade táctica alemã debaixo de um daqueles calores opressivos de Verão, típicos dos climas continentais. A rede rodoviária soviética praticamente não existia, a esmagadora maioria do transporte era feito por via ferroviária. Mas isso também nem era importante para a grande maioria dos soldados alemães...
As imagens da guerra, especialmente as da propaganda alemã vitoriosa desse Verão, preferiram escolher temas mais gloriosos e esquecer quão arcaicos os seus exércitos ainda podiam ser, nomeadamente o facto de apenas ⅛ das suas divisões de infantaria serem motorizadas, obrigando os restantes ⅞ a seguir as gloriosas divisões panzer a pé! – literalmente como se pode apreciar pelas fotografias que aqui se incluem.
Todos os que aqui se vêm nestas fotografias, a começar pelo pouco marcial sargento de óculos que conduz a carroça na fotografia inicial, não se sentiriam deslocados no Grande Exército de Napoleão que ali os precedera 129 anos antes. Começando pela decisão de se ter feito um pequeno desvio na interminável caminhada para apanhar umas saborosas (e hidratantes) talhadas de melancia conforme se pode observar nesta última fotografia…

Sem comentários:

Enviar um comentário