15 outubro 2006

TV NOSTALGIA - 17




Não sei precisar se terá sido a RTP avessa às séries de TV de ficção científica, ou se terei sido eu o avesso a elas, o que posso garantir é que a série mais antiga do género que me lembro são os Thunderbirds, que me assustavam mais do que entusiasmavam porque, embora os adereços técnicos fossem muito bons (descobri há pouco tempo...), os protagonistas eram bonecos de caras inexpressivas em cabeças desproporcionadas.

A primeira série que também incluía ficção científica (era essencialmente uma história de espionagem) que me lembro de ter apreciado a sério data de 1973 e chamava-se Search. O agente tinha um aparelho miniatura, com câmara, sensores e mais uma data de adereços por onde estava ligado a uma central - a fazer lembrar o centro de controle dos voos espaciais – que o ajudava durante a missão com informações.

Mas a série de ficção científica de maior impacto em Portugal foi, indiscutivelmente, Space: 1999. Embora os membros da Base Lunar Alfa de 1999 parecessem andar vestidos com umas calças à boca-de-sino e uns sapatos altos bastante parecidos com a moda de 1974-75, os adereços da série estavam muito bem imaginados, assim como os argumentos da primeira época, que eram realmente histórias de ficção científica,

Em contrapartida, Star Trek parece ter estado para as séries de ficção científica como o Volkswagen para os automóveis: tudo neles parece ter sido concebido deliberadamente para afugentar as pessoas que pudessem estar interessadas; agora as que sobrevivem ao choque tornam-se incondicionais. Tudo ali parecia ser concebido para ser foleiro: desde a música do genérico (com o som das marimbas a sugerir o exotismo...), à nave espacial, às orelhas pontiagudas de Mr. Spock. O sucesso tem razões misteriosas…

A partir daí, as séries de ficção científica da TV, copiando Star Wars, deram em transformar-se em Westerns – que, como vimos atrás, andavam muito amaricados naquela altura… – que, por acaso, se passavam no espaço e no futuro (Battlestar Galactica). Mas estas são séries de uma época que gostaria de deixar (se ele quiser...) para as memórias do Rantas.

5 comentários:

  1. Como a idade influencia as representações do visível ( na verborreia "pradiana": tinha pesadelos de susto com os Thunderbirds.
    Um abraço e parabéns por essas belas prosas. Leio sempre embora nem sempre dê sinal.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo, sê bem reaparecido! A uma evocação do EPC posso responder parafraseando a bíblia? É que, entre nós e bem vistas as coisas, o EPC é quase uma bíblia...

    E ao terceiro mês reapareceu!

    ResponderEliminar
  3. Transmissão de pensamentos.
    Postei ontem o "Espaço 1999" e o "Battlestar Galactica" sem ter visto esta posta. Juro.
    Não guardo ideia de que esta última série fosse "amaricada", mas revê-la para confirmar ou infirmar seria, provavelmente, uma desilusão.
    Boas memórias, a.teixeira,como sempre.

    ResponderEliminar
  4. Ah... eu não perdia um episódio do Espaço 1999! Como aquilo parecia uma coisa de ficção mesmo! Quero dizer... longínqua...

    Bem giro :)

    ResponderEliminar