02 outubro 2006

TV NOSTALGIA – Fora de Série


Se, num assomo de neocolonialismo protector, nos puséssemos a tecer considerações sobre a família de estados com quem Timor tem agora de conviver por pertencerem à esfera de influência australiana, há que reconhecer que os timorenses andam agora com companhias muito bizarras.

Imagine-se, como se pode ler numa notícia saída no jornal The Australian, que nas Ilhas Salomão (um dos tais estados vizinhos de Timor) é sobre o Attorney-General – cargo equivalente ao Procurador-Geral da República – que pende um mandato de detenção por acusações de pedofilia…

Mas atenção, o mandato foi emitido por um juiz australiano, porque o Attorney-General das Salomão é de nacionalidade australiana, embora de origem indo-fidjiana (as Fidji são outro dos estados vizinhos de Timor), muito embora o presumível crime tenha sido cometido em Vanuatu (mais um dos estados vizinhos).

Contudo, a execução do mandato, a pedido das autoridades australianas, efectuou-se num aeroporto da Papua Nova Guiné (ainda mais um dos estados vizinhos), numa escala técnica do avião onde viajava este famoso Attorney-General de que entretanto se perdeu o paradeiro.

Não ajuda à transparência do caso constar que o 1º Ministro das Salomão terá contado o seu homólogo da Papua Nova Guiné para que este desse um jeitinho…. E este deve ter dado porque o Ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer, já se pôs a refilar.

Dá vontade de rematar com a conclusão dos resumos iniciais dos episódios anteriores da série Soap: Confuso? Vai deixar de o estar depois de seguir mais este episódio de … Soap! Comparado com isto tudo, um país onde o presidente parece estar politicamente dominado pela patroa e onde parece ter dado golpes de estado contra o regime vigente parece até coisa trivial.
 
PS - Eu cheguei a contar que há um diferendo político sério entre o governo australiano e o das Ilhas Salomão? E que há possibilidades que o visado nesta história seja o chefe do governo das Salomão? Claro que há sempre a possibilidade de considerar que estejam manobras australianas por detrás de todas estas peripécias apenas como meras especulações, vide algumas reacções ao exemplo timorense de há uns meses atrás...

3 comentários:

  1. Want buy fire service medals. www.firedept.ru

    ResponderEliminar
  2. And here is a silly place to advertise that intention.

    ResponderEliminar
  3. Me interest all 6 medalhas Liga dos bombeiros of Portugal. President National Awards Fund of Russian Federation Vladimir Nedelskiy. www.firedept.ru

    ResponderEliminar