26 outubro 2006

TV NOSTALGIA – 22




Deve ter havido uma pressão extrema para que se produzissem novos formatos imaginativos para os policiais de TV nos princípios da década de 70, porque cada série tinha sempre uma peculiaridade qualquer, desde um xerife do faroeste evoluindo em perfeito ambiente urbano (McCloud), um detective brilhante mas o rei dos labregos desmazelados (Columbo) ou duas vedetas chiques – Tony Curtis e Roger Moore – fazendo uma perninha numa série de televisão (Os Persuasores), cuja parte melhor era mesmo a banda sonora (John Barry).

Talvez a melhor de todas fosse Olho Vivo (Get Smart), com Maxwell Smart e a 99, a série policial concebida para gozar com todas as outras séries policiais.

3 comentários:

  1. A minha preferência vai para o delicioso par formado pelo atrevido Danny Wilde (Curtis) e o snob Lord Bret Sinclair (Moore).
    Em França, os filmes são (em regra geral) dobrados, o que é lamentável como princípio.
    Mas há que reconhecer que alguns são superiormente dobrados.
    É o caso de Tony Curtis a quem Michel Roux emprestava a voz com tal arte que talvez fosse melhor que o original.
    Da mesma forma, o impagável Colombo era genialmente dobrado. A voz era perfeita, à medida da silhueta, dos trejeitos e da gabardine sebenta do detective.
    Só o cão não era dobrado...

    ResponderEliminar
  2. O comentário - obrigado! - a respeito da versão francesa dos Persuasores - Amicalement Votre, segundo creio - corrobora a apreciação que li no IMDB que a série era mais engraçada nas versões dobradas em francês e alemão do que no original.

    ResponderEliminar
  3. Acho que os meus preferidos eram mesmo o Maxwell Smart e a 99 ;)

    Então aquele telefone no sapato era o máximo!!!

    ResponderEliminar