06 outubro 2006

O OUTRO AÉCIO


O Aécio de quem este blogue não reclama nenhuma herança, mas que é a causa de imensas visitas a este blogue, chama-se Aécio Neves da Cunha, é brasileiro, mineiro, natural de Belo Horizonte e tem 46 anos. Economista de formação e político de profissão é originário de famílias que sempre se dedicaram a essa actividade, nomeadamente o avô materno, de quem Aécio guardou o apelido por que é conhecido, Tancredo Neves, que chegou a ser eleito Presidente da República (1985), não tomando depois posse por problemas de saúde.

Já tendo sucedido a seu avô como Governador do Estado de Minas Gerais, para onde foi eleito em 2002 com 58% dos votos, e tendo obtido altos índices de popularidade no desempenho do cargo, concretizados na sua reeleição recente (Outubro de 2006) com uns esmagadores 73% da votação (o limiar do resultado de uma eleição esmagadora passar a tornar-se suspeita por tanta unanimidade…), o seu estilo faz-me lembrar um pouco os extremos cuidados comunicacionais usados pelo estilo de Tony Blair (e de outra esquerda europeia – como Zapatero ou Sócrates), só que adaptados naturalmente para uma sociedade latino-americana.

Numa sociedade propensa aos mitos do sebastianismo – não tivessem os brasileiros ganho a independência de quem ganharam… – já são muitos os que talharam a carreira futura de Aécio Neves como o próximo sucessor de Lula na presidência. Ora como eu acabei ganhando simpatia também por este Aécio, responsável por tanta animação no meu blogue, a última coisa que desejaria é que ele entrasse naquele perigoso palácio (Planalto - responsável pela ruína de muitas reputações…) ainda por cima sobrecarregado pelas expectativas como só os brasileiros conseguem depositar nas capacidades de um só homem.

Desejo-lhe muita sorte para si na sua carreira política que bem pode chegar à presidência, Aécio! Vai precisar de alguma sorte para lá chegar. Mas, se lá chegar, pelas expectativas que me apercebo que está gerando, vai precisar de toda a sorte do Mundo quando lá chegar...

2 comentários:

  1. Não será o "Herdeiro de Aécio" mas, pelo conteúdo do "post", assume-se como o "Herdeiro do Avô"!
    Oxalá tenha mais sorte!!!

    ResponderEliminar
  2. Com herança que tem, não vai ser fácil...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.