01 outubro 2006

TV NOSTALGIA – 12


De todas estas evocações televisivas esta deve ser uma das que me deu mais gozo pesquisar pois, como poderão imaginar, os meus conhecimentos de polaco não são muito abundantes e só a sorte me ajudou a lá chegar. A série evocada chama-se, no original, Czterej pancerni i pies, num verdadeiro espírito de sobriedade característico do realismo socialista, que foi respeitado na tradução portuguesa para Os Quatro do Blindado e o seu Cão.

É de origem polaca e data de 1966 embora, como é de prever, só tenha passado na RTP depois do 25 de Abril (1975). É uma história de guerra que, como o próprio título indica, envolve a tripulação de um tanque (um T-34 soviético, com o número 102 e alcunhado de Rudy) que combate contra os alemães numa unidade polaca conjuntamente com o Exército Vermelho durante a 2ª Guerra Mundial.

Destinado sobretudo a um público juvenil, a elaboração do argumento é escassa, envolvendo frequentes operações militares onde participa o blindado, os inimigos alemães são todos estupidamente maus e, por razões óbvias, tudo corre sobre rodas (ou sobre lagartas…) nas relações entre russos e polacos. O condutor do blindado é até de origem soviética, da Geórgia.

Mas, como qualquer escritor habituado a escrever sob censura, aqui e ali aparecem pormenores na história que mostram que nem tudo sempre correu bem entre polacos e soviéticos. Logo no início, o jovem protagonista (polaco) encontra-se na Sibéria onde mostra a sua habilidade caçando um tigre siberiano. Ora a razão mais provável para a sua presença ali seriam as deportações ordenadas por Staline em 1939…

20 comentários:

  1. Curiosamente, não tenho qualquer recordação desta série, apesar de muitas pessoas me falarem nela. Lembro-me da série Capitão Kloss, também polaca, que terá passado também em 1975 na RTP...

    Esta tua série de memórias televisivas está excelente

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rantas, mas não seja por causa disso que pares com as tuas memórias, que tens aqui um leitor atento.

    Segundo me lembro, esse capitão Kloss era capitão do exército alemão mas era na realidade um patriota polaco que espiava para o seu país. Mas penso que a série passou depois desta dos Quatro do Blindado, porque a produção polaca para televisão ficou com uma boa imagem por cá por causa dela.

    Lembras-te do nome de uma série também polaca onde o protagonista era uma espécie de Robin dos Bosques do sul da Polónia?

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me das 3 séries que citaram. A que gostei mais foi, indiscutivelmente, "Os quatro do blindado e o seu Cão". Adorava aquelas histórias que acabavam sempre com uma extenuada e heróica vitória contra os nazis. Para além disso havia um grande fascínio de tudo o que viesse dos países de leste!
    Também me lembro do espião polaco e da espécie de Robin dos Bosques. Mas foi bastante mais tarde e já lhes liguei muito menos.

    ResponderEliminar
  4. os 4 blindados eo seu cão!!achava esta serie fabulosa!é engraçado que por vezes comento com algumas pessoas e quase ninguem se lembra disto!
    já não me lembro qual o dia em que passava na tv, mas recordo-me de ir a correr pra casa pra assistir, não perdia um episodio!Ainda hoje estou constantemente a consultar se esta serie é editada em dvd, mas pelos vistos tá dificil!E o ling chung??

    ResponderEliminar
  5. A mente humana tem destas coisas. Por ter "ganho" um cão este fds e por ir fazer companhia a 4 gatos. Lembrei isto até parece "os 4 do blindado e o seu cão" e fez-se luz. Toca de googlar o título e eis-me por aqui a deixar um comentário desta série fabulosa que muito me entusiasmou. Alguém se lembra do episódio em que eles atavessam um túnel completamente submersos?

    ResponderEliminar
  6. U Robin dos Bosques polaco chamava-se Janacek, e julgo ser um herói do folklore polaco, uma espécie de zé do telhado .

    ResponderEliminar
  7. Há anos que pensava fazer busca sobre esta espectacular série que passava sempre aos domingos logo após o "TV Rural". Acho que tinha uns 11-12 anos quando passou esta série na TV e julgo que houve uma interrupção de algumas semanas a dada altura (talvez tipo série 1 para a série 2).
    Estive a verificar toda a programação da RTP Memória e não aparece qualquer referencia a esta série, infelizmente. Caso a RTP tivesse para venda em DVD gostava de adquirir toda a série.

    ResponderEliminar
  8. Há anos que pensava fazer busca sobre esta espectacular série que passava sempre aos domingos logo após o "TV Rural". Acho que tinha uns 11-12 anos quando passou esta série na TV e julgo que houve uma interrupção de algumas semanas a dada altura (talvez tipo série 1 para a série 2).
    Estive a verificar toda a programação da RTP Memória e não aparece qualquer referencia a esta série, infelizmente. Caso a RTP tivesse para venda em DVD gostava de adquirir toda a série.

    ResponderEliminar
  9. Recordo-me apenas de que o cão se chamava Sharik e de que ficávamos colados ao televisor

    ResponderEliminar
  10. lembro-me dessa série ,adorava até tive um blindado de prenda pelo natal

    ResponderEliminar
  11. Para aqueles interessados em adquirir esta serie, encontrei na amazon.co.uk uma box com 7dvds, legendado em Ingles.

    ResponderEliminar
  12. eu vi a serie os quatro tanquistas e um cao,adorava ver o janek e o cao.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pela informação.
    Vi e adorava a série, mas já nem me recordava do título nem dos personagens, mas lembro-me que me ficou gravada na memória os malvados dos nazis.
    Já quis falar neste a séria a alguns polacos que conheci, mas não sabia dar grandes detalhes.

    ResponderEliminar
  14. lembro-me desta e gostava de vê-la novamente tinha os meus 12 anos.

    ResponderEliminar
  15. Lembro-me da série que via nos meus 12-13 anos! Engraçado que me lembro mais da série pelo pelo nome do heroi Janocek do que pelo nome em português: Os 4 do blindado e o seu cão! E tenho uma ideia da música também! Depois destes apareceram os Heróis de Shaolin. Engraçado como, por aquela altura, a RTP mostrava séries dos países comunistas... efeitos do PREÇO!

    ResponderEliminar
  16. Foi uma série que grudava ao televisor crianças, jovens e adultos Aqui em Angola, sob o título " Os 4 tanquistas e um cão" era exibido numa fase pós- independência, onde em regime comunista a saga televisiva e cinematográfica era dos países do bloco comunista/Leste. A série, vista hámais de 40 anos, foi tão marcante para mim que tenho um cão ( hoje com 3 anos) que dei-lhe o nome de Sharik e foi por isso que pesquisei agora para poder argumentar, perante o meu filho e demais, a origem do nome do cáchorro.Não sabia que a mesma série fez também sucesso em Portugal.

    ResponderEliminar
  17. Estou com 60 anos nunca me esqueci da série é impressinante a simpatia inexplicável com que fiquei pelos polacos supostamente um povo rijo e gozão sem nunca ter ido á Polónia...dobra,dobra

    ResponderEliminar
  18. Vi a série no princípio dos anos 80, na Televisão Popular de Angola. Ontem, um amigo ligou-me a perguntar os momydas personagens da série (os 4 tranquitas) e do caiu. Alguém pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
  19. Quem se lembra de uma serie de guerra a resistencia de guerra que passou nos anos 70

    ResponderEliminar