08 maio 2006

LÁ ESTAVA ELE!

Aquela manifestação à porta de São Bento, baptizada de “das grávidas de Barcelos” (de que nem uma vi na televisão…), parece-me uma daquelas expressões do folclore popular em vias de extinção, só que nestas não existe qualquer interesse antropológico na sua preservação.

Podendo sintetizar-se a atitude dos barcelenses naquele ditado popular “quem não chora, não mama”, o que é até metaforicamente muito apropriado quando o pretexto é reter a existência de uma maternidade na sua terra, o evento suscitou a cobertura mediática entusiasmada de qualquer corso do carnaval de Loulé ou da Mealhada. Morno, tudo muito morno.

Não fosse a aparição de alguém, que, não conseguindo ainda aparecer, nem em efígie, nos corsos originais, se conseguiu, desta vez, deixar filmar solidário e entusiasmado em plena manifestação: o, de há uns tempos desaparecido, Francisco Louçã.

Que, apesar de saber o que é gerar uma vida – como afirmou a Paulo Portas – não parecia ter engravidado – à semelhança do que aconteceu a Schwarzenegger no filme Júnior – para participar na dita manifestação das grávidas.

Poderei estar a ser injusto, mas julgo não estar sozinho quando manifesto a minha saturação quanto aos slogans do Bloco de Esquerda como “esquerda plural” ou “esquerda de causas”. É coincidência, ou as causas são das que dão sempre para aparecer na televisão?

1 comentário:

  1. O que é mais interessante e dá que pensar é ver a esquerda plural e a direita singular com o mesmo discurso demagógico!

    ResponderEliminar