27 maio 2006

A ANABELA CHALANA DE TIMOR

Há momentos em que o jornalismo desportivo – leia-se futebol - tem destas coisas: aparece na ribalta alguém que ainda tem menos a ver com o assunto do que a tradicional catrefada de dirigentes, empresários, agentes e aparentados que asseguram a sobrevivência noticiosa do ramo durante o período do defeso.
Faz bem mais de vinte anos, um dos maiores expoentes desses OVNIS deu pelo nome de Anabela Chalana, que chegou a dar entrevistas à Bola e aos outros jornais desportivos porque… era a mulher do jogador Fernando Chalana. Assim, simplesmente.
A Bola e os outros órgãos de informação não mostraram grande interesse nas opiniões do pai de Fernando Chalana, nem da mãe de Fernando Chalana, nem do próprio Fernando Chalana, um excelente jogador mas nada dado para a oratória, dos irmãos, se os houvesse, mas quanto à senhora Chalana era outra coisa.
Tanto foi outra coisa que acabou a denegrir a imagem do marido, o que não devia ser, de todo, a sua intenção, passando a imagem para o público que o jogador parecia ser alguém incapaz de zelar pelos seus próprios interesses sem a assistência da patroa por perto. Uns pés de ouro, mas sem miolos.
Foi na analogia com Fernando Chalana que me lembrei ao me deparar com o protagonismo da mulher de Xanana Gusmão, na disputa que se trava pelo poder em Timor. O presidente foi eleito pelo voto popular e Mari Alkatiri é o dirigente recentemente reconfirmado da Fretilin, o partido maioritário no parlamento. Cada um tem a sua legitimidade.
Por muito bem intencionadas que sejam as intenções da senhora Gusmão, a envolver-se na disputa como parece estar a fazê-lo, sem qualquer legitimidade e sendo australiana, é mais do que evidente que apenas está a enfraquecer a posição do marido e a reforçar a de Alkatiri.

Adenda de Agosto de 2022: Este poste está a ser particularmente revisitado por ocasião da morte de Fernando Chalana em Agosto de 2022, mais de 16 anos depois de ter sido publicado. Para os mais incautos esclareça-se que, entretanto, Anabela Chalana também já faleceu em Maio de 2017, precedendo o ex-marido. Tinha também 63 anos à data do óbito, que foi noticiado nalguma imprensa porque Anabela Chalana... fora Anabela Chalana. Quanto à «Anabela Chalana de Timor», mais o seu protagonismo na política timorense, esses divorciaram-se em 2015.

4 comentários:

  1. Obrigado pela certificação histórica.

    Como é sobre acontecimentos passados não deve chegar aos ISO 9000 e tal da actualidade.

    Falemos então de uma certificação ISO 8500 e qualquer coisa...

    Mas o agradecimento é 10 mil e picos...

    ResponderEliminar
  2. A Anabela Chalana é uma triste que depois de arruinar o Chalana agora anda à caça de outros incautos e pôs-se no hi5 com fotos de maminhas ao léu. Façam lá uma busca por anamar837@hotmail.com e vejam lá quem encontram :D Perguntem ao Chalana e à sua mulher actual, ali para as bandas do Monte Estoril, o que acham da dita senhora. Aliás, basta recordar qual era a sua alcunha em Abrantes antes do casamento hahahahaha!
    Assinado: Voz da Verdade

    ResponderEliminar
  3. Assim é + rapido: http://www.hi5.com/friend/profile/displayProfile.do?userid=49359607

    ResponderEliminar
  4. Já ontem lhe tinha respondido á letra, mas vc apresentando-se como "Anónimo" demonstrando uma total cobardia, resolveu apagar, para k ninguém pudesse ler o k escrevi...Não lhe convinha pk lhe respondi á letra e dentro da sua pura ignorância lhe explikei k me dou bem com o meu ex e pai do nosso filho João, assim como me dou muito bem com a actual esposa com kem falo regularmente.
    Não tenho k lhe dar satisfações da nossa vida, ou como se passaram as coisa..são coisas muito nossas k só a nós dizem respeito, e não a um bando de merdosos k só se interessam em denegrir e devassar a imagem e vida de cada um.
    Não ando á procura de ninguém..por isso depois da nossa separação resolvi não voltar a refazer a minha vida com mais ninguém e dedicar-me sim a trabalhar e a criar e edukar o nosso filho.
    Percebo k vc é mesmo maldoso falando em alcunhas k eu tinha antes de me casar em Abrantes de onde sou natural e onde o meu avó coronel do exército foi Presidebte da Camara. Sou oriunda de uma óptima familia com principios e valores, coisas k vc não deve seker perceber o signifikado..Fui educada nos melhores colégios e nunka mais me trate como uma qualker, porke o não sou nem nunka o fui.
    Voces sim...são um bando de frustrados, ressaibiados e invejosos, e de gente assim só kero mesmo distância..!!!!
    Mas pelos vistos se ainda perdenm tempo falando de mim, é pk algum valor devo ter...Ahahah

    ANABELA...a própria..lolol

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.