19 maio 2006

CONSTITUCIONALMENTE INCONSISTENTE

Sabe, quem tenha acompanhado, ainda que por alto, o blogue de Vital Moreira, que, quando se trata de verde (militares), ele tem a reacção irreprimível de ver tudo vermelho.

Aconteceu mais uma vez, a propósito da anunciada intenção de fundir os diversos hospitais militares num único estabelecimento que seja comum aos três ramos (exército, marinha e força aérea). O que me parece, de resto, tratar-se de uma medida equilibrada, lógica e defensável, tendo em conta as circunstâncias presentes.

Mas não os termos em que Vital Moreira a comentou no post, perguntando: "para que é que são necessários hospitais militares?" (Estivesse eu convencido que ele estava verdadeiramente interessado numa resposta e dar-lha-ia*) E remata: “A Constituição fala num único sistema nacional de saúde, sem discriminações nem privilégios” **.

Teria sido mais um poste típico de Vital Moreira (do tipo mencionado no primeiro parágrafo), não fora um seu leitor, Valter do Carmo Duarte, que lhe pegou na palavra, e que, numa carta que lhe endereça, querer levar a extinção dos privilégios à sua consequência final lógica: a extinção também da ADSE.

Aos alhos, Vital responde com bugalhos, recorrendo à questão do financiamento do SNS, que não tem nada a ver com o assunto original: os utentes que beneficiam da ADSE dispõem de melhores condições que a população em geral, isso é um privilégio e, como tal, para extinguir, usando as próprias palavras de Vital Moreira.

Interrogo-me se a resposta de Vital Moreira é intencional ou ingenuamente desonesta. Inclino-me decididamente para a segunda hipótese: não fosse assim, a carta de Valter Duarte nem teria aparecido no blogue. Mas nem isso me livra da espécie de arrepio que me percorre o corpo.

É uma sensação semelhante à de descobrir que o médico que nos anda a tratar tem três processos na Ordem dos Médicos ou que o comandante do avião onde estamos a viajar tem averbado três incidentes de voo recentes.

Vital Moreira era reputado como um constitucionalista… Ora isto é um exemplo claro de erro de análise causado por um facciosismo extremado para além do razoável. Pobre Constituição, que deve ter sido tão maltratada e bendita blogosfera, que nos permite ver e julgar, por nós mesmos, o que valem de facto os ícones da comunicação social.

* Uma visita aos hospitais militares norte-americanos onde, actualmente, estão internados os feridos da guerra do Iraque poderia mostrar a Vital Moreira a especificidade dos ferimentos e dos traumas adquiridos em combate. E o seu tratamento, bem entendido.

** Os realces a bold são do original.

Sem comentários:

Enviar um comentário