01 março 2014

NOSTALGIA DE UM SÁBADO DE INVERNO COM UMA EVOCAÇÃO A CORDEIRO DO VALE

Hoje não houve jogos do Torneio das Seis Nações e, por compensação, apeteceu-me colocar no blogue dois vídeos da selecção galesa de rugby dos anos 70 por onde aprendi a apreciar o jogo com aquelas duplas de médios - Gareth Edwards e Barry John, depois Phil Bennett – e aquelas linhas atrasadas - John Dawes, John Bevan, JJ Williams, Gerald Davies, John Williams – que eram verdadeiramente fabulosas, como ainda agora se pode apreciar.
Para que a evocação fosse mesmo fiel seria só necessário que as imagens perdessem a cor, para ficarem com o preto e branco das transmissões de Sábado à tarde da RTP, que fossem comentadas por Cordeiro do Vale, comentários em que ele se entusiasmava ainda mais do que os telespectadores: creio que ainda consigo recordar a jogada que passa acima por volta do 1:50s, em que ele, maravilhado, nem a conseguiu descrever, só conseguia repetir em voz cada vez mais alta e exaltada: Edwards!... Edwards!... EDWARDS!
Nota: O ensaio naquele primeiro vídeo fez-me recordar o quanto os campos daquele tempo podiam ser lamacentos e do quanto, para o final, se tornava difícil identificar as equipas para quem via o jogo num televisor a preto e branco.

2 comentários:

  1. Eu também tenho saudades das tardes de Inverno com o Cordeiro do Vale.
    Eu era o chato da família que insistia em ver jogos de um desporto que ninguém mais percebia.
    Cordeiro do Vale e os jogadores (aqueles Jogadores), são responsáveis pelo meu amor pelo País de Gales.
    Deixe-me contar-lhe uma história:
    Nos anos 90 eu era chefe de um projeto informático que tinha como parceiros a ICL (agora Fujitsu) e o meu parceiro Inglês, o Nigel era um homem enorme partilhando comigo o gosto pelo rugby (educado em Bath, pois claro)e a camisola número 1 de pilar.
    Um dia ao almoço disse-lhe que uma das coisas que tinha de fazer na vida era ir assistir a um jogo do Torneio (na altura) das 5 Nações. Disse-me então que talvez houvesse possibilidades de tal acontecer. O projeto acabou em Outubro, o Nigel regressou a Inglaterra e eu nunca mais pensei no assunto.
    No Inverno seguinte recebo um telefonema dele perguntando-me se tinha algum compromisso para o daí a dois fins de semana seguinte.
    Respondi-lhe que não e então ele disse:
    -Vai à ICL, no final desta semana, que estará lá um envelope para ti.
    Para minha surpresa (já nem me lembrava da conversa) dentro do envelope estava um bilhete de avião e um ingresso para o Gales vs França no velhinho Arms Park de Cardiff.
    Passamos um fim de semana inesquecível.

    Cumprimentos

    PS: Gales ganhou por um ponto e entregou o Torneio à Inglaterra.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! Foi em Março de 96. Já lá vão 18 anos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.