17 março 2014

A MEMÓRIA E A COERÊNCIA


Ontem, para além do exaustivamente coberto referendo na Crimeia, tiveram lugar eleições legislativas na Sérvia. As notícias, discretas, dão conta de uma eleição sem história (o PSD local, intitulado SNS obteve uma expressiva maioria de votos e uma maioria absoluta de lugares no parlamento) e sem controvérsias, como se espera que aconteça nos países genuinamente democráticos. Porém, as eleições não tiveram lugar no Kosovo. Em 1999 os Estados Unidos intervieram ali invocando motivos humanitários, arrastando atrás de si a NATO e, aproveitando-se do facto da grande...
...maioria da população kosovar ser albanesa, geriram o processo de secessão do Kosovo da Sérvia até à sua declaração de independência em 2008. Hoje o Kosovo é reconhecido por 108 dos 193 membros da ONU. Ao longo de toda a década em que decorreu o processo, os russos sempre foram transparentes na ameaça de como invocariam aquele caso como precedente para os casos em que isso lhe viesse a ser conveniente. Foi o que aconteceu ontem na Crimeia. O que fica das reacções indignadas que se ouvem é jornalismo ridículo mesclado de ignorância e facciosismo.

1 comentário:

  1. Não devemos esperar mais de gente que é capaz de justificar matar pessoas em diversos paises sem julgamento ou espaira desde chefes de empresas ou de governo para beneficio dos FiveEyes. Que a Ue ande a reboque é que me doi, e muito. O capacho do Bush deixou descendencia aqui.

    ResponderEliminar