18 janeiro 2012

ONDE É QUE ESTÁ O LEITE?


Há pouco mais de uns dez anos havia um anúncio televisivo onde o apresentador não conseguia dizer a fala dele ao abrir um frigorífico: em vez de perguntar pelo leite, como combinado, perguntava pelo pão, pelas tostas, etc. Ia-se a ver e a culpa era de uma margarina que lá ficara esquecida… Não sendo espectacular, era um anúncio inteligente e que ficava na memória. Assim também o considero ao anúncio publicitário de que a Irlanda não está em dificuldades. Já aqui me referira a essa campanha, que, nesse caso excepcional, é inversa e consiste em esconder o produto das listas dos países enrascados da zona Euro. Hoje, mais uma vez, o Público cai que nem um patinho e publica um quadro da Reuters (abaixo) com a evolução das yields das OTs a 10 anos nos últimos 30 dias. Da Grécia, Portugal, Itália e Espanha. Mas da Irlanda, nada…
Claro que há os mais limitados que só conseguem perceber a utilidade destes gráficos como armas de arremesso de política interna. Mas os profissionais da informação em Portugal têm que se compenetrar que aqueles gráficos maneirinhos e já trabalhados pelas agências noticiosas, quando lhes chegam às mãos só podem ser para servir objectivos específicos, que não só apenas o aumento de tiragens e audiências. Também aqui, para empregar uma expressão cara aos economistas, não haverá almoços grátis. E se a fome poderá eventualmente servir para justificar a propensão do actor do anúncio inicial para pedir repetidamente pão e tostas, há que perceber que a ignorância e a ingenuidade não são atributos idênticos que possam desculpar a distracção como a Irlanda é constantemente ocultada da lista dos países da zona euro em dificuldades…
Este último gráfico está disponível no site da Bloomberg e mostra-nos como o yield suportado pelas OTs da Irlanda (neste caso a 9 anos) nos últimos 30 dias tem descido dos 8,5 para os 7,5% mas, mesmo assim, são superiores aos valores registados acima para Itália e Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.