16 novembro 2011

A FOTOGRAFIA MAIS CARA DO MUNDO

Este blogue tem 264 entradas referentes a fotografia. Mas se tivesse de escolher entre as 100 melhores fotografias aqui publicadas certamente que a que encima este poste não constaria dessa selecção. Pasmem agora ao saber que a dita, que se intitula Reno II, se tornou na fotografia mais cara do Mundo quando alguém pagou por ela 3,2 Milhões de € num leilão que teve lugar no Christie's de Nova Iorque na semana passada!

Todavia, mais interessante do que a fotografia (que, ainda por cima, foi digitalmente retocada, retirando dela pessoas e edifícios que lhe perturbavam a estética…), será decerto a identidade do comprador da peça de arte que, por aquilo que pagou e como Ricardo Salgado ou Paulo Azevedo alguns postes mais abaixo, mostra ser daqueles que têm dinheiro demais para que não se torne incómodo qualificá-los como uns meros imbecis…

4 comentários:

  1. Existem aqueles que investem em Arte, o que requer uma cultura certa.
    Os que têm uma certa cultura... só marram!

    ResponderEliminar
  2. De facto, esta foto não me parece ter nada de especial. E, ainda por cima, tratada digitalmente, já nem corresponderá ao enquadramento original.
    E a foto que antes desta era considerada a mais valiosa do mundo -- vide “Untitled #96”. fotografia de Cindy Sherman, vendida por US$ 3,89 milhões -- também não me parece grande espingarda.
    O que me palpita é haver quem, aconselhado sabe-se lá porque que críticos de arte, tudo compram, desde que lhes garantam ser aquele um grande investimento.
    Por algum motivo não quer o Joe Berardo que lhe reavaliem a coleção -- é que aqueles ativos olhados com olhos de ver perderiam provavelmente uma boa parte da sua valorização.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário de Rui Esteves toca num ponto que também me assaltou a memória...
    Estive, vai, não vai, para acabar o meu comentário com uma saudação:
    "Hello, Joe Berardo!", mas achei que não valia a pena bater mais no ceguinho!

    ResponderEliminar
  4. O Joe só merece essa atenção porque houve quem lha desse.

    Nesse caso particular da colecção foi aquele senhor que está a estudar filosofia em Paris que interveio pessoalmente no caso, desautorizando " en passant" a ministra da Cultura.

    Foi um episódio muito instrutivo: sobre os alicerces da fortuna de Joe Berardo, sobre a deontologia política de José Sócrates e sobre os traços de carácter de Isabel Pires de Lima.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.