06 setembro 2020

QUANDO A COMUNICAÇÃO SOCIAL NÃO NOS DIZ NADA DO QUE REALMENTE QUEREMOS SABER...

Esta é uma notícia deste fim de semana sobre a evolução do programa espacial chinês. Que, produzida no século XXI, é absolutamente igual na sua opacidade àquelas que se produziam no século passado quando dos feitos do programa espacial soviético. Diferença de pormenor: naquela época era a agência Tass, agora é a agência Xinhua. Mas a narrativa do sucesso é a mesma (hoje sabe-se que os insucessos eram absolutamente escamoteados das notícias no caso soviético e desconfia-se que, no caso chinês, não será certamente muito diferente), mas agora aquilo que as pessoas interessadas quereriam verdadeiramente saber - sobre o assunto, nada. No caso concreto, nem uma única imagem (para amostra) da nave espacial reutilizável que a China terá utilizado. Claro que os profissionais dos serviços de informações norte-americanos, russos, indianos, etc., devem ter acompanhado esta missão chinesa com toda a atenção que os seus satélites de vigilância podem propiciar, e já devem dispor dos seus dados (e fotos) para análise. Mas para satisfazer a curiosidade do grande público, aqueles outros profissionais de que o grande público depende, os da informação, esses continuam no século XX, a redistribuir o que foi pré-preparado para que eles redistribuíssem. Lendo a notícia abaixo, que é indistinta de todas a que se publicaram a respeito, bem poderiam ter admitido a encerrar a notícia: «só sabemos aquilo que os chineses estão interessado que nós saibamos». Contrapõe-se a isto o adágio que postula que é melhor existirem jornalistas do que não os haver, mas episódios como este demonstram o quanto, por vezes, eles se limitam a isso mesmo, existir, sem produzir nada de acrescentado sobre o que os actores querem que se saiba, nem sequer a admissão das suas insuficiências.

2 comentários:

  1. Dei-me ao trabalho de ir ler a coisa. Miserável. Consegue falar do Buran sem falar dos vários projectos da SpaceX (também ela muito boa na propaganda)... enfim...

    ResponderEliminar



  2. Na revista Space consegui ler algo de dissonante de todo esta conversa da treta que acima denuncio. Algumas passagens:

    «Unfortunately, we have very little information about the reusable spacecraft, and media is yet to release any photos of the landing.

    Some reports have suggested CSSHQ is a spaceplane, but that's yet to be confirmed.

    Hopefully we'll find out more information soon.»

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.