10 setembro 2020

AFINAL, QUANDO O GRANDE CAPITAL É DO BENFICA, HÁ ALGUMA ESQUERDA QUE NÃO O COMBATE...

Sempre me maravilham estas ocasiões em que a esquerda pura e dura, os camaradas, companheiros, comunistas e outros democratas, se acobardam de combater algumas figuras concretas do grande capital. Nomeadamente quando essas figuras do tal grande capital têm, em vez do gostinho especial entoado acima por Sérgio Godinho (de que será um exemplo Joe Berardo), o cheirinho especial por estarem conotadas com o Benfica (como será o exemplo abaixo de Luís Filipe Vieira).  A ausência de reacções do PCP aos negócios duvidosos deste último fazem parecê-lo um membro do proletariado e da classe operária que, por acaso, fez perder uns 225 milhões ao Novo Banco... Para além disso, para o PCP e quando a coisa mete Benfica, o grande capital, os vícios da grande burguesia e a restante cartilha do marxismo-leninismo, são para esquecer: é que quando Lenine morreu, em 1924, ainda mal se adivinhava o que seria a popularidade de andar aos pontapés numa bola... E Marx, esse, estava enterrado há mais de quarenta anos...

2 comentários:

  1. Uma pergunta: O "Grupo Promovalor" é pertença do Benfica?
    Outra pergunta: Se Luìs Filipe Vieira vier a ser condenado, é o Benfica que tem de pagar a dívida?
    Ai essa clubite....
    E já agora, para acabar, quantos milhões ficou o SCP a dever à banca à custa de "perdões" sucessivos? E quantos deve ainda? E o PCP manifestou-se em relação a isso?

    ResponderEliminar
  2. De «uma pergunta», passou-se para «outra pergunta», e no fim acabei por contar cinco perguntas: Ai essa aritmética...

    Mas o problema principal das perguntas não consistirá no facto de elas terem sido mal contadas, mas antes no facto de elas serem confusas.

    Com elas, o comentador quer contestar que o PCP tem uma posição absurdamente tolerante para com «o grande capital» que circula associado aos negócios da bola?
    Ou só quer contestar que essa tolerância se fique pelos negócios do Benfica?

    É que, se se trata do primeiro caso, não tem razão: só para lhe dar um exemplo, não há ninguém no PCP ou Bloco a indignar-se com o ordenado de Jorge Jesus que, por sinal, ganha bastante mais do que Zeinal Bava.

    Porém, se se trata do segundo caso, a história é com o Benfica e Luís Filipe Vieira porque a notícia de ontem, dos 225 milhões que o Novo Banco perdera, envolvia precisamente Luís Filipe Vieira e a fotografia, provavelmente não por acaso, o mostrava com os símbolos do clube de que é presidente por detrás.

    Em suma, era uma história sobre batatas porque a notícia era sobre batatas. Como a história não envolvia cebolas ou nabos (embora houvesse uma notícia sobre o Porto estar com dois meses de ordenados em atraso), dispensei-me de esclarecer que com cebolas e nabos se passam coisas muito semelhantes.

    Se calhar, devia-o ter feito... para acautelar comentários a acusar-me de clubite.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.