06 abril 2020

A EXTREMA DIREITA DO SÉCULO XXI

O engraçado nas formações políticas de extrema-direita deste século XXI é que, ao contrário do que acontecia nas do século passado, estas têm muitos chefes e poucos índios. Aliás, demasiados chefes para os que se dispõem a fazer o papel de índios. Mesmo os mais imbecis e mais retrógrados dos seus militantes levam-se muito a sério e acham que têm opiniões respeitáveis. E isso torna a vida difícil a estes conducatores modernos, não apenas André Ventura, mas também, e por exemplo, Frauke Petry da Afd na Alemanha, que já abandonou o partido. Longe vão os anos em que o respeitinho era muito bonito para com figuras veneráveis, como Jean Marie Le Pen da Frente Nacional francesa. Nesse aspecto, a extrema direita deste século, composta por uma maioria de gente completamente convencida dela própria, assemelha-se (numa comparação que ambas detestarão!) à extrema-esquerda canónica do século passado, que era conhecida pelas suas controvérsias, facções, dissidências, purgas, e muitas outras manifestações folclóricas de antipatia. Também aqui em Portugal e no caso, tudo se configura para que André Ventura tenha que purgar o Chega. Mas, mais uma vez, e renegando os princípios ideológicos dos velhos partidos, adivinha-se que vai ser uma coisa para meninos, com muitas recriminações e queixinhas e mais nada. Nos partidos a sério, como o NSDAP de Adolf Hitler, quando se fazia uma purga, as consequências não eram boas para a saúde dos purgados - lembre-se a Noite das Facas Longas...

9 comentários:

  1. Pois o melhor mesmo é libertar os presos das cadeias e irmos nós para lá sempre ficavamos mais seguros não corriamos o risco de apanhar covid ao irmos para os nossos trabalhos ou a um supermercado qq ah o governo devia era contratar um chef desses cm estrela Michelin para lhes fazer a paparoca pois reclamam que a comida não presta!

    ResponderEliminar
  2. Por norma, não autorizo comentários com o teor do supra, mas este é excepcional, pois, pela redacção e por em nada se referir ao teor do que foi escrito por mim, adequa-se ao ambiente tacanho-bota-da-tropa que constitui a essência do discurso de uma certa extrema direita.

    Nesse sentido, e recuperando a metáfora acima, é um comentário "apurado", três estrelas Michelin.

    ResponderEliminar
  3. Olá eu sou novo aqui no blogue ,esse blogue tem uma posição política específica ou fala sobre ambos os lados políticos da mesma forma?

    ResponderEliminar
  4. Posição política terá. Será a que emana das minhas opiniões políticas, que sou o único que cá escrevo. Não sei é se será específica. Tenho dúvidas sobre o que classificará de uma «posição política específica». Pode esclarecer?

    Em contrapartida, do que não tenho dúvidas é que os «lados políticos» são bem mais de dois, e de que não faz assim sentido falar em «ambos» os lados políticos. Suponho que é da classificação com direita e esquerda que se está a referir. E essa é de uma simplicidade tal que frequentemente «choca» com a realidade e não a consegue descrever, muito menos explicar.

    Exemplos:
    Há a extrema-direita liberal, que despreza completamente as preocupações com a distribuição do rendimento e com o efeito disso na coesão social, mas que costuma respeitar as regras da Democracia; mas há também a extrema-direita clássica, que poderemos qualificar (para simplificar) de fascista, que se preocupa com essa distribuição da riqueza e que não respeita a Democracia.

    Há a extrema-esquerda clássica, comunista, que não respeita a Democracia e que tutela completamente o Estado e a economia, ao modelo russo soviético de 1917; e há a extrema-esquerda comunista reciclada "à chinesa", que não respeita igualmente a Democracia como a outra e que também tutela completamente o Estado mas que concede grande margem de manobra à economia.

    Ou vendo as coisas na perspectiva inversa: como podemos classificar o regime de Putin na Rússia?

    Como vê, podemos e devemos falar dos VÁRIOS lados políticos, embora não sei se da mesma forma... Confesso que tenho um grande fraquinho e uma grande parcialidade pela Democracia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá A.Teixeira prazer em conhecelo ,quando falei em posição política específica queria falar em esquerda e direita mesmo mas agora eu entendi que existem várias subposições em uma mesma posição, muito obrigado por me esclarecer isso valeu

      Eliminar
    2. Outra coisa você conhece o blogue amigo de Israel, se sim qual é a sua opinião sobre esse blogue, muito obrigado pela sua atenção até mais

      Eliminar
  5. Deveria conhecer eu acho bem informativo

    ResponderEliminar
  6. Espero que tenha deixado uma sugestão simétrica lá nesse blogue, recomendando o seu autor para que venha aqui ler o Herdeiro de Aécio...

    ResponderEliminar