01 fevereiro 2015

NOTÍCIAS DEMASIADO GRANDES SOBRE PEQUENOS GESTOS


O encadeamento de encontros de responsáveis europeus criou uma subespecialização no jornalismo, o dos quase incidentes de etiqueta que geram grandes notícias. Aqui há três anos, numa dessas cimeiras, houve um quase-cumprimento-em-falso entre Sarkozy e Cameron que serviu para algumas especulações quanto ao antagonismo entre ambos (vídeo acima). Sendo dois políticos profissionais, a mesma dupla estava aos cumprimentos e sorrisos escassos dois meses passados, quando de um encontro bilateral em Paris (abaixo), desmentindo tudo o que se especulara.

É por causa desses precedentes que convêm ser prudente quanto à interpretação que pode ser dada ao cumprimento relutante do ministro holandês Jeroen Dijsselbloem ao seu homólogo grego Yanis Varoufakis no final da conferência de imprensa recente (foto inicial). Para além de não nos podermos esquecer quanto a informação destes vídeos da euronews não é isenta (abaixo), há que reconhecer a evidência que, naquilo que opõe a Grécia à União Europeia, Dijsselbloem e Schulz, ao visitarem Atenas, não passaram de moços de recados de poderes superiores.

Só os factos futuros (e não estes indícios) justificarão se a fotografia inicial se tornará simbólica da evolução da União Europeia.

1 comentário:

  1. Numa coisa, pelo menos, o governo grego já ganhou: não quer conversas com os "troïka-tintas".

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.