11 setembro 2019

A CONVERSA DO COSTUME

É um exercício caricato, porém útil, comparar aquilo que nos contam agora a respeito da importância do pelouro de Elisa Ferreira com o que se dizia do pelouro atribuído há precisamente cinco anos a Carlos Moedas. A comunicação social portuguesa, quase sem excepção (e esta excepção agradou-me sobremaneira), embarca no discurso que se tratam sempre de pelouros importantes, aqueles que são atribuídos aos comissários indicados por Portugal. Costuma ser mentira. Mas o que torna o exercício ainda mais engraçado é esquadrinhar qual a composição das comissões, e descobrir que a importante pasta que agregava a Investigação, a Ciência e a Inovação, e que foi sobraçada até agora por Carlos Moedas, desapareceu, enquanto que a também muito importante pasta da Coesão e Reformas, que irá ser sobraçada por Elisa Ferreira, não existia na orgânica da comissão anterior. Moedas não tem sucessor(a); Elisa não tem antecessor(a).
Tudo isto nos leva, com pertinência, a questionar o significado e a importância desta coreografia das cadeiras da comissão, descontando alguns pelouros reconhecidamente cruciais. E que costumam ser entregues a gente de confiança. Por exemplo: Pierre Moscovici, que tinha sido até agora o comissário para os assuntos económicos e monetários, mas que tem desmerecido essa confiança. E é capaz de ser por isso que a comissária indicada pela França para lhe suceder (Sylvie Goulard) recebeu agora o aliciante desafio de tutelar... o mercado interno. Mas, descontando estes pormenores, mais do que pela substância e com o decorrer dos anos, a constituição das novas comissões parece pautar-se por uma criatividade inovadora na denominação das pastas, a mudar títulos mas não a orgânica da plataforma da burocracia bruxelense onde tudo assenta, e que nos fazem lembrar a inventividade de Pedro Santana Lopes a baptizar as pastas do seu governo aqui há muuuitos anos: quantos é que se lembram da expressão surpreendida de Paulo Portas ao ouvir que o seu ministério ficara também com a tutela do mar? Ele, que viera para a cerimónia sem fato de banho?...
Se Pedro Santana Lopes se lembrou naquela altura de baptizar uma pasta da Segurança Social, da Família e da Criança (deixando os idosos desprotegidos, acrescentaria eu...), Ursula van der Leyen entregou agora ao comissário grego o pelouro ingrato da Protecção do Modo de Vida Europeu. A sério: encaremos estas parvoíces da composição e dos pelouros da comissão europeia com a contenção que o assunto merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.