21 setembro 2006

TV NOSTALGIA – 5

Terá sido por uma tremenda coincidência, provavelmente mais duas das portas que Abril abriu, como diria Ary dos Santos, mas o aparecimento e o meu contacto quase em simultâneo com os filmes de artes marciais (vulgo Karate) e com os filmes pornográficos, levou-me a associá-los automaticamente desde aí.

A associação acaba por se revelar não tão descabida, porque a estrutura narrativa de qualquer dos dois géneros de filmes é até muito parecida: começa numa meia dúzia de linhas (penosamente representadas) de diálogo preliminar e passa-se rapidamente à acção, que foi para isso que o pessoal pagou o bilhete!

O espectador tipo que aprecia os dois géneros também se assemelha. São precisas toneladas de ingenuidade ou uma precisão e sofisticação de camionista de TIR de longo curso para acreditar que o herói consegue dar aqueles saltos mortais sem precisar de balanço ou que a heroína nasceu mesmo com aquelas mamas todas…

As surpresas daquela série Kung-Fu, passada na Televisão por aquela altura, consistiam na circunstância do herói ser eurasiático, mas preferir viver de acordo com os ensinamentos colhidos numa estadia num mosteiro taoista, ser modesto e uma espécie de anti-herói por causa disso e, sobretudo, porque havia muito pouca porrada

Entenda-se que muito pouca porrada é um conceito relativo. Não havia episódio em o herói não sovasse devidamente o mau, naquele seu estilo exótico de dar sovas, mas não sem antes o mau ter passado os primeiros dois terços do episódio a encher-lhe a paciência. É o que se chama arriar-lhes, mas com moralidade…

2 comentários:

  1. Esses dois terços seriam assim a modos que os preliminares...

    ResponderEliminar
  2. Apesar de David Carradine estar associado regularmente a papéis de eurasiático, é de ascendência 100% caucasiana.

    ResponderEliminar