06 setembro 2006

O RUGIDO


Faz parte do verdadeiro cerimonial de ver um filme no cinema que a sua projecção seja precedida do logótipo do estúdio que o produziu, fosse ele o dos holofotes da 20th Century Fox, o das letras da Universal que circundam o mundo a grande altitude ou o do leão rosnante da Metro Goldwyn & Mayer, para citar apenas aqueles que tenho de memória. Clássica também é a piada do engraçado do grupo de adolescentes da fila de trás que, durante a projecção do logo, anuncia em voz alta aos amigos: Parece-me que já vi este filme em algum lado…

Depois de Nuno Brederode Santos me ter amavelmente respondido ao post em que me (e o) interrogava sobre que bicho poderia abocanhar e comer Sócrates e tornar-se por isso imediatamente candidato a secretário-geral do PS (conforme ocorrera anteriormente com o crocodilo que não chegou a ingerir Cavaco…), fui e fiquei elucidado que no próximo Congresso do PS a dinâmica ainda é de ascensão do poder dos membros do seu aparelho e onde não tem sentido colocar ainda aqueles problemas de zoologia.

Para mais, Nuno Brederode Santos foi generoso a ponto de me deixar a liberdade de escolher o mamífero que, de futuro, será a ameaça de Sócrates: (…) os crocodilos são irrepetíveis. E o PS merece um mamífero de grande porte. Deixo-o, generoso como sou, à sua escolha. E eu, agradecido, julgo ter escolhido o animal mamífero óbvio* aonde a sua generosidade me quer conduzir: o Leão. Com esta sugestão, não ficarei de todo surpreendido se descobrir que Nuno Brederode Santos é um emérito e feroz sportinguista…

Bem sei que um felino não engole humanos da forma enxuta com que um crocodilo o pode fazer (num discurso de secretário de estado a expressão seria substituida por abordagem estruturada do problema...), por isso, nessa eventualidade, e pelo menos do ponto de vista zoológico, o aproveitamento que o PS poderá fazer de Sócrates depois de ser descartado não será tão extenso como o que o PSD fez de Cavaco. Mas esta patente falta de imaginação também deve ser atribuível ao facto de não fazer parte da tal geração de engraçadinhos que tanto parecem irritar José Pacheco Pereira – um dos potenciais eleitores do crocodilo de Cavaco, na sua época…

É a esta minha mediocridade imaginativa que se deve atribuir o meu gozo de antecipação ao Congresso do PS (que não será o próximo…) em que possa empregar a metáfora do crocodilo, adaptada para o leão, conforma sugestão do próprio autor original, e complementada com uma piada de adolescente em tarde de cinema diante do logo da MGM: Parece-me que já vi este filme em algum lado…

* O leão e o tigre são os dois únicos mamíferos que me recordo que comam homens…

3 comentários:

  1. Também havia a cena do leão que, apanhado de surpresa, aparecia com rolos na cabeça...
    Vamos ver se a cena se repete!

    ResponderEliminar
  2. O curioso é que a anedota gira sempre à volta do leão e não de qualquer outro logo, como o da Universal e o da 20th Century Fox, de que falei, o da Rank Filmes (um homem batendo num gong monstruoso) ou o dos filmes Castello Lopes (uma enorme águia, quase nazi) de que me lembrei mesmo agora.

    ResponderEliminar
  3. Antisportinguismo primário, digo eu!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.