17 setembro 2006

CONCORDANDO... SÓ NO FIM


Às vezes torna-se engraçado como se pode concordar com as conclusões finais de uma qualquer crónica enquanto se pode saltitar de discordância em discordância pelos seus parágrafos abaixo. É o que acontece – pelo menos com a parte final - com a crónica que Vasco Pulido Valente assina hoje no Público, intitulada o Papa e o Islão.

Citando a parte terminal dessa sua crónica, onde se pronuncia sobre a superioridade da construção intelectual do Cristianismo: Basta lembrar que desde o princípio (desde Orígenes, por exemplo) se construiu sobre a fé cristã um dos mais sublimes monumentos à razão humana e que o Ocidente, apesar da Europa, não existiria sem ele. A fé muçulmana não produziu nada de remotamente comparável (…)

Sendo tão exuberante e rigoroso na forma como aponta ignorâncias alheias, só VPV poderá saber a profundidade com que conhece comparativamente as teologias cristã e islâmica para ser assim tão taxativo nas suas conclusões pela superioridade de uma sobre outra mas a verdade é que, objectivamente, a figura de Orígenes cujo exemplo refere como tendo sido um dos pilares do pensamento ocidental, cuja biografia e síntese da obra podem ser consultadas aqui (ou aqui em mais detalhe) seria uma verdadeira aberração no Ocidente moderno.

De facto, se alguma associação nos ocorre de imediato, seja pelo local – Palestina – ou pelas debilidades físicas demonstradas – entre as quais a castração – toda a devoção suscitada nos seus fiéis que pudesse estar associada a esse longínquo pilar do pensamento do Ocidente fariam lembrar alguém que fosse assim como um antepassado longínquo do xeque Yassim, o líder do Hamas assassinado pelos israelitas…, e não qualquer teólogo cristão europeu.

VPV não deve desconhecer como seriam as sociedades orientais – Egipto, Síria, Ásia Menor, Grécia ou Norte de África - de onde brotaram os pensadores originais da Igreja, entre os séculos II a V da nossa era. Compartilhando os mesmos locais de nascimento, com a sua sociologia e a sua cultura não me parece avisado dar mostras de tanta segurança quanto à superioridade – para não falar já de que tipo de superioridade estaremos a falar - de uma das religiões sobre a outra.

No entanto, o Ocidente tem um outro tipo de produção teórica, muito mais moderna, que não compartilha de forma alguma com o Islão, que constituem outros pilares diferentes das sociedades modernas, alguns deles construídos, paradoxalmente, em cima das objecções dos antecessores de Bento XVI. E é por esse percurso diverso, o da liberdade de expressão, que subscrevo inteiramente a última frase da crónica de VPV: Se o Islão se ofendeu, pior para ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.