09 setembro 2006

OS BOYS PELOS NOMES

A notícia da página 6 do Expresso (só há uma, o resto são 4 notas curtas, a meia página restante é publicidade e por isso a experiência deste novo Expresso está concluída: está a mesma merda de sempre!) narra-nos a contestação ao ministro da saúde, Correia de Campos, por ocasião da recente reunião da Comissão Nacional do PS.

A narrativa do episódio parece-me servir para dar realce à impassividade de José Sócrates durante a discussão acalorada de nomeações feitas pelo ministro para a sua área, criticadas pelas estruturas locais por terem incidido em alguém que, que ao desagrado de não ser do PS, acrescenta a ofensa de ser do PSD...

Algo incomum numa notícia deste teor é também a identificação pelo nome dos descontentes do aparelho, respectivamente Victor Baptista, deputado e presidente da distrital de Coimbra, e Luís Vilar, presidente da concelhia da mesma cidade bem como a transcrição dos seus argumentos: O camarada Correia de Campos sabe porque é que nunca foi nomeado para os governos do PSD e do CDS? Porque é militante do PS.

Sabe, quem presta alguma atenção a estes assuntos da saúde, que Correia de Campos não é a imagem das ideias do PS (se o colectivo do partido algumas tiver…) para o sector, antes é um expediente de circunstância depois do profundo enterro que o sector sofreu ao longo do tandem Maria de Belém – Manuela Arcanjo, durante os governos de Guterres.

Aliás, alguns dos inimigos mais encarniçados deste ministro, como é o caso de Constantino Sakellarides, a sempre eterna eminência parda do sector da saúde da época anterior, são também seus camaradas de partido. É nesse enquadramento que o aparecimento de uma notícia de jornal deste teor (com o título Boys contra um ministro solitário) tem de ser entendida.

Victor Baptista era o nome de um futebolista de Setúbal, bom de bola, mas completamente falho de juízo. À pergunta colocada acima pelo seu homónimo de Coimbra, transcrita acima, supomho que só o local pode ter impedido o ministro de responder no mesmo registo: O camarada Victor Baptista sabe porque é que tive de indigitar um administrador filiado no PSD? Porque os do PS eram menos competentes…

Seria uma resposta que os eleitores adorariam ouvir e não custa a crer que até rendesse votos ao partido em futuras eleições... Muito sinceramente, para benefício das estruturas do PS de Coimbra, espero que a análise e as preocupações manifestadas por Victor Baptista tenha sido apenas um momento menos bom seu e que as semelhanças com o seu homónimo de Setúbal se fiquem apenas pelo nome… senão, pobre PS!

1 comentário:

  1. Pois é! Um dos grandes problemas dos partidos são os "BOYS"!
    O outro, quando governam qualquer coisa, é o casamento dos impostos com as taxas, que dá origem aos "TACHOS"...
    E todos abençoam a união!!!

    ResponderEliminar