20 setembro 2006

TV NOSTALGIA – 2











O programa mais antigo de que me recordo na RTP é, indiscutivelmente, o Telejornal. Fosse pela regularidade, pela hora de transmissão (à hora do jantar), pelo silêncio atento que rodeava a sua emissão ou pela gravidade posta pelos locutores (ainda não havia mulheres a fazer telejornais, apenas continuidade e programas recreativos), há que reconhecer que o efeito do conjunto era marcante.

O genérico (à esquerda), pouco imaginativo como a maioria dos genéricos de Telejornal sempre o foram e ainda hoje o são, deixava-me sonhador sobre as artes que faziam um globo terrestre girar assim sem ninguém lhe tocar. A cara do apresentador permanecia sempre severa enquanto lia as notícias segurando uma folha em cima da bancada à qual deitava uma olhadela furtiva, uma vez por outra.

Desconhecedor da existência do teleponto, muito eu admirava a capacidade daqueles adultos por conseguirem ler um texto continuamente apenas com uma mirada enquanto eu, que estava a aprender a ler, nem com o nariz grudado ao texto conseguia chegar de perto do ritmo daqueles profissionais! Depois, as notícias, de quando em vez, eram complementadas por imagens.

Tradicionais e prioritárias na hierarquia da transmissão, eram as visitas e as inaugurações do presidente Américo Thomaz (à direita), invariavelmente fardado de branco no seu uniforme de almirante (um pormenor que lhe favorecia a imagem nesta época da televisão a preto e branco…). Muitas tesouras eu vi o presidente empunhar para cortar a fita, a que se seguia um resumo do seu discurso – necessariamente breve…

Mais para diante, falava-se de guerra, transmitiam-se reportagens de guerra, mas não da nossa, era a do Vietname. Por isso, as impressões mais longínquas que eu tenho de guerras é elas que são para se travar em lugares onde os nomes têm sempre duas ou três sílabas marteladas sem nenhum significado, como acontece com a toponímia vietnamita: Dien Bien Phu, Khe San, Ban Me Thuot, Danang…

O Telejornal terminava com o Boletim Meteorológico que, não fazendo propriamente parte do Telejornal, era indissociável dele. A apresentação era completamente sóbria, os quadros de situação eram de lousa, iguais aos existentes nas escolas, com os contornos de Portugal pintados a branco a que era acrescentada a notação científica – com a rotina, toda a agente aprendeu a associar o A ao bom tempo e o B a chuva!

2 comentários:

  1. E os discursos do presidente Américo Tomaz que eram invariavelmente os mesmos? Isto é, se trocássemos os nomes das terras que ele visitava, as inaugurações que fazia, era tudo igual...

    ResponderEliminar
  2. Não é verdade!

    Houve uma razão expressa para eu mencionar as tesouras:

    - a tesoura,
    - a almofadinha onde vinha a tesoura,
    - o menino/a que traziam essa almofadinha

    eram sempre diferentes!

    Além disso, além da farda do presidente ser sempre a mesma, os chapéus de D. Gertrudes Thomaz - a primeira dama - eram sempre de um formato... muito assertivo e muito variados...

    ResponderEliminar