04 fevereiro 2013

O ORGULHO DA MARINHA REAL HÚNGARA

A Hungria actual situa-se bem no centro da Europa, longe de qualquer costa (acima). Há cem anos atrás porém, o Reino da Hungria, um dos dois constituintes principais do Império Austro-Húngaro, tinha aspirações e responsabilidades no jogo estratégico que então se jogava no Mediterrâneo, em concorrência com italianos, franceses, britânicos e turcos. E em aliança com os austríacos, que a relação entre as partes constituintes do Império era tudo menos simples…
O couraçado Szent István (Santo Estêvão, primeiro rei da Hungria, responsável pela sua conversão ao cristianismo), a que nos referimos neste poste, sendo um dos quatro principais navios da Armada austro-húngara durante a Primeira Guerra Mundial¹, era um navio húngaro, construído entre 1912 e 1914 num estaleiro húngaro (acima), financiado pelo orçamento húngaro e, depois de entrado ao serviço em 1915, guarnecido sobretudo por marinheiros húngaros…
A história operacional do Szent István é que não foi brilhante. Acabou afundado por dois torpedos lançados por uma lancha rápida italiana no Adriático em 10 de Junho de 1918. O que o tornou memorável foi o facto de ter sido o primeiro couraçado cujo afundamento foi filmado. Refira-se que apenas terão morrido 89 homens da sua guarnição de 1.094, um número reduzido, que se atribuiu ao facto de, naquela marinha, ser obrigatório que os recrutas aprendessem a nadar…

¹ Os outros três couraçados austriacos tinham os nomes de Tegetthoff, Viribus Unitis e Prinz Eugen.

1 comentário:

  1. Marinha cujo desparecimento valeu mais tarde a Miklos Horthy a designação jocosa de "almirante sem marinha" e "regente sem rei".

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