24 fevereiro 2013

FRASE LAPIDAR 5

Ricardo Araújo Pereira, comentando a validade dos grandes pressupostos macro-económicos do Orçamento de Estado de 2013, cinquenta dias da sua entrada em vigor (programa humorístico Governo Sombra,  22/Fev./2013, aos 22:30) 

4 comentários:

  1. Noticia da Tf1:
    " Dans ses prévisions, la Commission européenne table pour la France sur une croissance de 0,1% cette année et 1,2% l'an prochain, contre 0,8% et 2% escomptés encore récemment par le gouvernement. Le déficit public s'établirait, selon Bruxelles, à 3,7% du Produit intérieur brut (PIB) en 2013, bien au-delà de l'objectif de 3% que s'était fixé Paris."

    A confirmarem-se os numeros avan¢ados por Bruxelas, o que eh bem provavel atendendo a que o proprio Hollande (talvez aproveitando a deixa do Gaspar) ja confirmou ontem que as previsoes do seu governo teriam de ser revistas, o erro aritmetico da previsao de "crescimento" sera de 8 decimas ou, como agora se diz, de OITOCENTOS POR CENTO !!!

    ResponderEliminar
  2. A lista de nomes dos que se enganaram em previsões financeiras só nos últimos anos será decerto mais espessa que uma lista telefónica.

    A lista "dos homens certos para ocupar a pasta das finanças" (http://economico.sapo.pt/noticias/vitor-gaspar-e-o-homem-certo-para-a-pasta-das-financas_121120.html), entre outros rasgados elogios (http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1883837), que se enganaram nas previsões financeiras no mesmo período é que será substancialmente inferior...

    Poder-se-á especular se Vítor Gaspar não seria demasiado tímido para refrear os elogios que lhe fizeram e que agora se viram contra si. Mas essa hipótese dele ser económico com os encómios não se coaduna com quem classificou o português de "o melhor do mundo" (http://www.publico.pt/politica/noticia/vitor-gaspar-o-povo-portugues-revelouse-o-melhor-do-mundo-1565861).

    Admitamos, ainda assim, que ali temos um economista competente que faz o que melhor pode e sabe para resolver a situação financeira do país, fardo que ninguém lhe inveja.

    Confesso porém que continuo com dificuldade em perceber como é que alguém competentemente previdente conseguia endossar ainda há seis meses que este ano de 2013, em que acabámos de entrar, iria ser "ano de recuperação" (http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/340055-passos-coelho-aponta-para-2013-como-ano-da-recuperacao)...

    ResponderEliminar
  3. Da noticia que indica o que se retira eh: "O líder social-democrata mostrou também um discurso de esperança, mas só para 2013, ano em que, disse, será de de INVERSAO e de PREPARACAO da recuperação económica".
    Nao eh licito retirar dali que foi anunciado que o ano de 2013 ja seria ser de recuperacao... E percebo a tentativa de criar ou manter alguma esperan¢a.
    De resto, a "inflexao" anuncida continua ainda hoje a ser indicada como possivel no ultimo trimestre, tanto pela Troika como pelo Banco de Portugal... A ver vamos... Acho dificil, mas espero bem que tenham razao.

    ResponderEliminar
  4. Retenho sobretudo a credibilidade que lhe merecem os cenários com a tal de "inflexão" para o final do ano em curso, como se lê no seu último parágrafo.

    Assim se percebe que, pelo menos no caso do meu interlocutor, "criar ou manter alguma esperança", foi uma "tentativa"...gorada. Como parece acontecer com a grande maioria da sociedade portuguesa, de resto...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.