20 agosto 2011

PRODUÇÕES AINDA MAIS FICTÍCIAS

Numa série britânica que passou na RTP vai para uns 25 anos intitulada A Caixa que Mudou o Mundo (entretanto recuperada pela RTP Memória), há um momento muito interessante em que um interveniente confessa que certo dia chegou atrasado a casa e perdeu o início de Monty Python’s Flying Circus (abaixo). Ligou a televisão e deparou-se com um senhor idoso que pomposamente dissertava sobre as muralhas medievais de Gales o que o fez desmanchar-se em gargalhadas. Assim esteve durante um minuto até se aperceber que o senhor, por muito que o lembrasse John Cleese, estava a falar mesmo a sério: o programa dos Monty Phyton havia sido substituído à última da hora...
Às vezes as situações ridículas precisam do enquadramento certo para nos desinibir e podermo-nos rir delas. Atentemos no texto que se segue: Os acontecimentos de 19 de Agosto de 1991 na URSS (…) constituíram uma tentativa desesperada e fracassada de altos dirigentes do Partido e do Estado soviéticos para impedir a desagregação da URSS, num episódio mais da aguda luta que então se travava na União Soviética pelos destinos deste poderoso país multinacional e do seu sistema socialista. Não vos parece uma sinopse de um enredo daqueles filmes de acção de Hollywood passado na Rússia, só que, neste caso, com os comunistas renegados a desempenharem o papel de bons?
Da mesma forma que o nosso espectador atrasado se escangalhou a rir com a petulância do apresentador de um programa de televisão, se não soubermos em que circunstâncias foi escrito, não há quaisquer razões objectivas para conferirmos mais seriedade àquela descrição enviesada do Golpe na União Soviética de 1991 do que à que atribuiríamos, por exemplo, a um texto de um dos criativos das Produções Fictícias. Resta-me rematar o poste revelando que o texto é o início do comunicado do PCP a respeito da evocação dos 20 anos do Golpe de 1991… Como tradicionalmente, os comunistas continuam a manter aquela relação muito imaginativa com o passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.