05 agosto 2011

O ESPECTÁCULO ENCENADO DA INDIGNAÇÃO

O vídeo abaixo chegou-me por aquelas trocas de mensagem do costume e chegou-me com quase quatro meses de atraso. Nele, o comentador Luiz Carlos Prates insurge-se com a atribuição de uma distinção da Academia Brasileira de Letras a Ronaldinho Gaúcho. Apesar da superficialidade como a notícia foi noticiada em Portugal, creio poder expressar a minha concordância genérica com a veemente indignação do comentador, ressalvando a forma como ele parece seleccionar a indignação contra um dos distinguidos, já que ele afinal recebeu o prémio ao mesmo tempo que o treinador Vanderlei Luxemburgo, alguém que só muito marginalmente poderá ter um perfil mais intelectual do que o jogador…
Para mais, há que considerar que o jogador se limitou a aceitar a distinção e as notícias que li atribuem-lhe palavras de modéstia quanto às razões para aquela concessão: Acho que isso aconteceu por estar no Flamengo na hora e no momento certos. O que já não me pareceu proporcional na indignação manifestada acima por Prates foi o julgamento prestado aos membros da Academia Brasileira de Letras que decidiram conceder aquele prémio – repita-se: um gesto ridículo nos dois casos (Ronaldinho e Luxemburgo). Sobre esses verdadeiros responsáveis, Luiz Carlos Prates nem sequer nos diz os seus nomes no meio da tal indignação, provavelmente por eles não possuírem a projecção mediática de Ronaldinho Gaúcho…

Sem comentários:

Enviar um comentário