16 agosto 2011

A REVOLUÇÃO SOCIAL DO ESTERTOR DO III REICH (Abril e Maio de 1945)

O último mês que antecedeu o fim do III Reich e o período de ausência de autoridade que imediatamente se seguiu transportaram a sociedade alemã a extremos de destruição até aí nunca vistos e que nunca mais se repetiram atingindo-se a verdadeira igualdade social (que não a dos invasores soviéticos que vinham de Leste…) que aqui se expõe neste poste num par de fotografias simbólicas.
Na de cima, tirada ainda durante os combates (Abril), o que é surpreendente é a figura do enforcado, uma figura que não se costuma ver assim na ponta de uma corda, um major da Wehrmacht de meia idade e a aparência esmerada de oficial administrativo que terá considerado – erradamente! – que o apelo fanático para lutar até ao fim lançado pelos nazis não o envolveria directamente…
Na de baixo, tirada depois do fim da Guerra (Maio), um oficial muito semelhante ao da fotografia anterior, já auto-despojado de condecorações, insígnias e outros símbolos de estatuto alimenta-se de colher na mão de um enlatado no meio de ruínas enquanto se mantém vigilante aos arredores. Por perto vê-se ainda a sua pasta de cabedal, um símbolo que o devia ter confortado até há um par de meses atrás…

Sem comentários:

Enviar um comentário