24 março 2006

AMÉRICA INCOMPREENSÍVEL


A propósito de um amigo que me enviou um excelente trabalho sobre a composição do Congresso (o Senado e a Câmara de Representantes) norte-americano, e sobre as resultados que se poderão esperar nas próximas eleições intercalares de 2006 nos Estados Unidos, apeteceu-me pôr um poste sobre aqueles americanos que, existindo, só têm direito a aparecer-nos no cinema e na televisão como caricaturas.

À esquerda aparece Slim Pickens, que mencionei outro dia a propósito de um poste sobre o filme Dr. Strangelove. Os papéis de Slim Pickens são normalmente os de um rústico rural conservador (podem apreciá-lo assim, por exemplo, em 1941 de Steven Spielberg). E Slim Pickens era um rústico rural: quando foi filmar Dr. Strangelove a Londres teve que pedir o seu primeiro passaporte – quase com 45 anos!

O actor da direita chama-se Carroll O´Connor mas é o seu personagem da série de televisão, All in the Family (1971), Archie Bunker, que aqui está retratado. Bunker, que acabou por tomar uma existência autónoma, quase que abafando o actor, é o rústico urbano conservador. Um e outro são os americanos médios que são frequentemente obesos, fizeram de John Wayne um ícone, uivam de alegria nas festas e… elegeram George W. Bush.

E deixemo-nos de complexos, porque são de uma sofisticação idêntica à da assistência entusiasmada que bate palmas ritmadas nos espectáculos do Quim Barreiros aqui em Portugal. A causa dos problemas de desenvolvimento em Portugal não deve passar por aí...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.